Guarda Municipal atua com 5.493 agentes em blocos de carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro montou esquema especial para os desfiles das escolas no Sambódromo, blocos carnavalescos e o carnaval oficial de rua realizado pela Prefeitura do Rio. Os guardas vão atuar no patrulhamento em geral, no ordenamento urbano e na fiscalização do trânsito com equipes patrulhando os pontos de folia a pé, de carro e com motocicletas. O esquema de trânsito foi estabelecido pela CET-Rio e posto em prática com a Guarda Municipal atuando nos pontos de eventos desde o pré-carnaval que acontece em fevereiro na cidade.

A GM-Rio atua com 5.493 guardas em diversas ações de ordenamento urbano e de controle e fiscalização do trânsito nos blocos oficiais que desfilarão em todas as regiões da cidade. As ações serão isoladas e integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como as Superintendências Regionais, Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU), Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e a Comlurb, por meio do programa Lixo Zero.

Serão 3.480 guardas municipais empregados na área do Sambódromo para os seis dias de desfile, em ações de patrulhamento em geral e nos pontos de bloqueios de trânsito definidos pela CET-Rio no entorno e acessos à Passarela do Samba. O esquema da Sapucaí contará ainda com o apoio do centro de controle móvel e duas bases fixas externas de apoio operacional. Pelo segundo ano consecutivo, a GM-Rio dará apoio à Operação Lei Seca na realização dos testes do bafômetro em condutores de carros alegóricos durante os desfiles das escolas de samba.
Em apoio aos eventos do Carnaval de Rua que acontecem em diversos locais da cidade, a GM-Rio vai empregar 518 guardas municipais no patrulhamento em geral, no controle do trânsito. Entre os pontos de folia com maior movimento, estão a Cinelândia e a Praça Tiradentes, no Centro; Intendente Magalhães; e bairros da Zona Norte.

O Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes realizam, a partir desta sexta-feira, dia 1º, ações preventivas com foco na promoção da segurança de crianças e adolescentes nos dias de folia na cidade. As ações serão realizadas até o dia 9 de março durante desfiles de blocos infantis e no Sambódromo, para conscientizar e prevenir violações de direitos e crimes, como a exploração sexual infantil e o tráfico de pessoas, além do consumo de bebidas alcoólicas e drogas. Além do alerta à população, também será realizada a distribuição de dez mil pulseiras de identificação que foram doadas pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e um folheto desenvolvido pela Guarda Municipal com dicas de segurança para pais e responsáveis.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guarda Municipal atua com 5.493 agentes em blocos de carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui