A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) está disponibilizando à população carioca a adoção de 3 cães da corporação que estão prestes a se aposentar. São eles Morfeu, um belga de malinois de 4 anos; Bob, um labrador retriever de 5 anos; e Lady, uma pastora alemã também de 4 anos.
De acordo com a Guarda, Bob e Lady têm no currículo profissional diversas apresentações do Showdog. Ele é considerado um cão ativo e sociável, enquanto ela é tranquila e carinhosa. Já Morfeu atuava no patrulhamento, em ações de guarda e proteção, e é um cão tido como equilibrado e fiel.
Os interessados em adotar algum dos animais podem se candidatar diretamente no Canil da Guarda Municipal, localizado no número 1.200 da Avenida Bartolomeu de Gusmão, na Mangueira, Zona Norte do Rio. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 09h às 14h.
Vale ressaltar que, para levar os cães veteranos para casa, os interessados passam por um rigoroso processo de seleção, sendo avaliados por guardas que convivem com os cães desde os primeiros anos de vida e querem o bem deles.
São realizadas entrevistas com os possíveis novos donos, em que são avaliadas as condições da casa e o perfil do candidato. Depois, são realizados encontros com os cães para verificar se haverá entrosamento entre os 2. Os escolhidos assinam um termo de responsabilidade e terão que dar garantias de que eles não trabalharão mais. Após esse processo, os cães são encaminhados para os novos donos.
Aposentadoria e adoção
Os cães da Guarda Municipal começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam, em geral, ao completar 7 anos. Após o encerramento dos trabalhos, a prioridade na fila de adoção é do guarda que trabalhou com o animal. No entanto, muitos deles já têm cachorros de grande porte em casa, o que impossibilita uma nova adoção.
Diante disso, posteriormente, o processo é aberto para profissionais do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) ou de outras unidades da GM-Rio, além da população como um todo.