Guarda Municipal do Rio tem nova frota de viaturas

A Prefeitura do Rio apresentou 211 novas viaturas que passam a ter nova identidade visual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura

O prefeito Eduardo Paes (PSD), o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e o comandante da Guarda Municipal, inspetor-geral José Ricardo Soares, apresentaram nesta quarta-feira (01/09), as 211 novas viaturas da GM-Rio, na sede da instituição, em São Cristóvão. Os veículos passam a ter uma nova identidade visual, mas mantiveram a cor predominante azul, como está previsto no Estatuto das Guardas Municipais (lei nº 13.022). Outra novidade é a utilização de uma faixa quadriculada ao redor dos carros, usada como um ícone de policiamento em todo o mundo.

– É um prazer recuperar toda a infraestrutura da Guarda Municipal, que cumpre um papel fundamental para a cidade. Temos uma guarda muito presente, que passou os últimos anos degradada. Aos poucos, vamos melhorando carro e uniforme, voltar a dar mais dignidade para que os guardas possam trabalhar e servir à população – afirmou o prefeito Eduardo Paes, que conferiu os detalhes dos novos veículos.

A frota utilizada atualmente é de 2018, quando houve a primeira mudança da identidade visual para a cor azul. E, agora, a adoção das faixas quadriculadas teve por objetivo facilitar a identificação das viaturas tanto do público nacional quanto internacional, já que o Rio de Janeiro recebe diariamente visitantes do mundo inteiro.

Essa modernização traz melhores condições de trabalho para os guardas, que é o compromisso da nossa gestão. Além dos cursos de capacitação que a gente tem promovido, a nova frota representa uma melhoria no serviço de excelência que os guardas prestam para a sociedade, em que há uma preocupação constante com a segurança do carioca, do turista, enfim, de quem frequenta a cidade – disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Advertisement

O contrato de renovação da frota permite à Guarda Municipal contar sempre com carros em bom estado de conservação, para otimizar as ações de patrulhamento motorizado. O compromisso prevê ainda a manutenção preventiva e o conserto dos veículos. No total, somadas as viaturas próprias, a frota da GM-Rio é de 354 veículos.

A nova frota aumenta o poder de patrulhamento da GM porque gente consegue ter um efetivo maior trabalhando nas ruas. As nossas viaturas rodam 24h por dia e quando você renova a frota tem uma quebra menor de equipamentos. A empresa contratada vai ficar responsável pela manutenção dos carros, troca de pneus e de peças, além do conserto em caso de colisão – explicou o inspetor José Ricardo Soares.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guarda Municipal do Rio tem nova frota de viaturas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui