Guia turístico: cinco lugares para curtir o frio no Rio de Janeiro

O DIÁRIO DO RIO montou uma lista com as melhores regiões para aproveitar as baixas temperaturas no estado; confira o guia, faça suas malas e aproveite tudo que o Rio pode oferecer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Licença CCO - PIXNIO

O frio e os cariocas podem se estranhar as vezes. Mas, há quem curta as baixas temperaturas na cidade. E para se agasalhar em um local maravilhoso, o DIÁRIO DO RIO montou uma lista com cinco lugares para curtir o frio fluminense.

Penedo

Aúnica Colônia Finlandesa do Brasil fica localizada na região de Itatiaia, no Sul do estado do RJ. Considero um dos lugares mais mágicos do Rio, Penedo tem tudo para proporcionar uma viagem maravilhosa, familiar e agradável. Marcada pela cultura e arquitetura típicas da Finlândia, é um lugar de muita paz, tranquilidade, de clima ameno, agradável e gastronômico.

A semelhança com as terras do norte europeu fez o turismo ser cada vez mais forte no pequeno distrito, de tal forma que hoje já conta com mais de 50 hotéis, 40 restaurantes além de diversos bares, pequenas lanchonetes e cafés.

photo0jpg Guia turístico: cinco lugares para curtir o frio no Rio de Janeiro
Foto: TripAdvisor

Para preservar a cultura de seus imigrantes, foi fundado o Clube Finlândia, que além de atrações típicas do país, ainda abriga o museu finlandês Dona Eva, que recebe mais de 500 turistas por mês.

Advertisement

Existem oito pontos em Penedo que são obrigatórios para todo turista, sendo eles: o Centrinho; Pequena Finlândia; Casa do Papai Noel; Shoppings; Casa do Chocolate; Pico de Penedo; o Clube Finlândia e o Museu Dona Eva.

O Centrinho: a área central de Penedo é o famoso ‘onde tudo acontece’. São várias lojas, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, todas com sua arquitetura tipicamente finlandesa. Uma das partes mais fotografadas de Penedo, e com razão.

Pequena Finlândia: é um pequeno shopping ao ar livre com várias lojinhas que vão te levar à loucura, tamanhos o charme e a simpatia. Com uma decoração muito conhecida, a rua dos guarda-chuvas coloridos é um cartão postal de Penedo.

Casa do Papai Noel: é a única casa oficial do Papai Noel fora da Lapônia. Possui uma decoração natalina ímpar e inegavelmente, é o ponto mais desejado das crianças.

Shoppings: Existem quatro shoppings que são ótimos lugares para comprar uma lembrança de Penedo, sendo eles o Shopping Roda D’água, Esquilo, Azul e o Vale dos duendes. Neles você ainda pode comer maravilhas gastronômicas, tipicamente finlandesas, ou maravilhosas com chocolate, café e massas.

Pico de Penedo: uma trilha de aproximadamente 600 metros entre a mais exuberante mata serrana. A entrada é franca, basta você deixar a autorização que conseguiu na casa do caseiro, e logo no início da caminhada irá conhecer casas com arquiteturas peculiares, fonte d’água para se refrescar e uma linda vista de todo o distrito.

Casa do Chocolate: Fiel à belíssima arquitetura europeia, a Casa do Chocolate, um dos cartões postais de Penedo, conta com uma variedade enorme de produtos, dentre eles o chocolate. Lá você vai encontrar geleias, compotas, chocolate quente, um saboroso café expresso, assim como trufas, sorvetes, sanduíches e o famosíssimo strudel.

Clube Finlândia: no Clube acontecem os bailes típicos finlandeses, que ao propósito, ainda são a pedra fundamental que mantém vivos os hábitos, costumes e memórias desse povo.

O baile, sempre a caráter, reúne danças e músicas antigas de um folclore que os imigrantes lutam para não serem esquecidos. Sendo assim, o visitante que tiver a oportunidade de assistir ao baile pode ter a certeza que está se deparando com o mais puro e tradicional evento, tal e qual estivesse na própria Finlândia.

Museu Dona Eva: o museu conta em detalhes a fantástica saga dos imigrantes finlandeses que vieram às terras do sul com uma incrível determinação. É muito bem montado e seu acervo traz acessórios como roupas típicas, fotos antigas, documentos, assim como objetos pessoais dos pioneiros. A sensação de imersão naquele ambiente é muito boa, sendo assim vale reservar um tempinho para conhecer essa fantástica história e aprender um pouco mais sobre a cultura

Informações do site Naturam viagens e turismo

Itaipava

Itaipava é um dos destinos mais charmosos das regiões serranas de todo o Brasil. O ar puro das montanhas com os recursos de uma grande cidade e proximidade com a capital do Rio de Janeiro, fez com que Itaipava se tornasse um ponto turístico muito visitado.

É o tipo de roteiro que você pode fazer em um dia, caso more na Região Metropolitana. Mas, se preferir pernoitar no final de semana, os hotéis e pousadas não deixam a desejar para nenhum hotel chique do Rio.

photo0jpg 1 Guia turístico: cinco lugares para curtir o frio no Rio de Janeiro
Foto: TripAdvisor

Nos tempos do Brasil Colônia, Itaipava não passava de ponto de parada para descanso dos cavalos e de quem os conduzia. Mas, na década de 50, com a chegada das ‘marias fumaças’, o local se tornou uma “parada técnica” dos viajantes, para uma refeição rápida, e nesta época iniciou-se um hábito carioca que perdura até hoje: pegar o carro e subir a serra para almoçar.

Itaipava deixou de ser um ponto de parada e consolidou-se como destino turístico para os apreciadores da boa mesa. É um centro gastronômico, um dos mais importantes da região serrana. Em 1952 surgiu o primeiro restaurante de comida francesa do distrito, o Le Moulin Belle Mouneère, que reinou sozinho como destino gastronômico por vinte anos.

Existem lugares em Itaipava que são conhecidos por todos os visitantes, turistas ou moradores. Como o Pavelka, no alto da serra, que despõe de diversos lanches deliciosos e uma lojinha com produtos como geleias, amanteigados e pães. O lugar é espaçoso, ótimo para tomar um café da manhã reforçado e agradável.

O restaurante a peso Pimenteira Imperial, no Shopping Arcadia Mall, loja 23, é um lugar de comida bem selecionada, com diversas opções e com um preço bastante atraente.

Se você quiser opções mais requintadas para almoço, ou jantar, tem várias recomendações, como: o Empório Maria Maria, de comida italiana, local aconchegante e requintado; outro bom restaurante para quem vai com a família é o Solar do Castelo, com variado cardápio, além de uma vista mágica do Castelo de Itaipava; Don Bistrô, na charmosa Vila Luiz Salvador, com adega de vinhos nacionais e importados e menu seleto, com destaque às massas e carnes, em ambiente elegante.

O distrito conta com um Parque Municipal de Exposições onde acontecem vários eventos, exposições de arte e shows durante o ano. Possui também quadras de esporte, ciclovia, aluguel de bicicletas, pista para caminhada, área para piquenique, lanchonete, picadeiro de areia, local para shows e festas populares.

Dentro do parque ainda pode-se encontrar o Horto Municipal Chico Mendes e a Capela São Cristovão, assim como sala de leitura e Centro de Informação Turística.

Em Itaipava não faltam restaurantes, bares, ou lugares para deixar uma marca na sua memória.

Informações do site Aqui na Barra.  

Nova Friburgo

Localizado no centro-norte do estado, na Mesorregião do Centro Fluminense, Nova Friburgo é conhecida como a “Suíça Brasileira”, e é o segundo maior produtor de flores do Brasil. Além disso, é abençoada pela mata Atlântica em seu entorno e oferece diversos passeios e atividades com as cachoeiras, riachos, mirantes e reservas ambientais.

A região se destaca também pelos seus picos e formações rochosas, como:

  • Pedra do Imperador – 1380 metros;
  • Pedra Riscada – 585 metros;
  • Pedra das Catarinas – 1430;
  • Pico do Caledônia – 2219 metros;
  • Pico da Sibéria ;
  • Picos da Pirâmide

Por estar protegida pela encosta da serra, a cidade tem um tempo frio e seco. Sua temperatura amena durante quase todo o ano, atrai muitos turistas que buscam o ‘clima de montanha’.

esta e a vista da pedra 1 Guia turístico: cinco lugares para curtir o frio no Rio de Janeiro
Foto: TripAdvisor

No distrito de Mury, pólo gastronômico da cidade, existem vários restaurantes especializados em fondues e racletes. As receitas tí­picas, dividem as mesas com pratos da cozinha alemã, sempre com muita cerveja.

Nova Friburgo tem uma forte tendência ao turismo, especialmente alguns de seus municípios como Lumiar e São Pedro do Serra, que são famosos por suas belezas naturais. O teleférico, a Pedra do Cão Sentado, Praça Getúlio Vargas, Jardim do Nêgo e o Parque Estadual dos três picos são os locais mais visitados.

Uma dica extra é passar em alguma loja típica de vendas e adquirir queijos de cabra, biscoitos amanteigados, chocolates e artesanato da região.

Informações do site Guia Turismo Brasil.

Resende e Visconde de Mauá

Localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, Resende é uma das mais belas cidades turísticas da Região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio. O parque industrial instalado abriga um centro de convenções local e eventos realizados na Região das Agulhas Negras, como o Festival de Inverno.

Resende também é um importante polo industrial, automotivo, metalúrgico, de energia nuclear, turístico e sede do segundo maior complexo militar do mundo e maior da América Latina, a Academia Militar das Agulhas Negras.

A região é o segundo polo turístico mais visitado do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital. Dentre os principais pontos turísticos, destacam-se: o Parque Nacional de Itatiaia; a Academia Militar das Agulhas Negras; o Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça; o Parque Municipal da Serrinha do Alambari; e o Centro Histórico de Resende.

Outro lugar muito procurado pelos turistas é a Casa da Cultura Macedo Miranda. Foi construída entre 1834 e 1856, o prédio do Paço Municipal, onde hoje funciona a Casa da Cultura, foi a terceira “sede” da Câmara Municipal, a cadeia e o Tribunal do Júri. O “Prédio de taipa”, foi construído com mão de obra de escravos. Após a sua inauguração, o casarão do Paço Municipal foi palco de memoráveis acontecimentos da história da cidade como solenidades cívicas, festivais, culturais, religiosas, políticas, exposições que marcaram época.

Resende apresenta grande diversidade cultural e riqueza ambiental incomparável. Reúne paisagens do alto da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, com destaque para o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia.

05 Resende Vila da Fumaca foto Pedro Luz Setur 1536x1152 1 Guia turístico: cinco lugares para curtir o frio no Rio de Janeiro
Foto: Secretaria de Estado de Turismo (SETUR)/Pedro Luz

Visconde de Mauá, no município de Resende, é uma região de belezas naturais, cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso.

Visconde destaca-se pela quantidade de cachoeiras com suas águas limpas e cristalinas. São mais 100 cachoeiras catalogadas. Além das águas naturais, o local possui um passado com colonização alemã, que deixou muitas marcas na culinária e nas cervejas da localização. Tem uma paisagem alpina, esplêndidos para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas e mountain-bike, a localidade conta com uma rede hoteleira com restaurantes que oferecem desde comida caseira à pratos tradicionais, com destaque para os pratos preparados com o pinhão.

Centro comercial em Visconde de Maua Guia turístico: cinco lugares para curtir o frio no Rio de Janeiro
Foto: Eduardo Miyake –  Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.

A região de Visconde de Mauá é composta por 3 vilas principais: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama.

É possível viver a cultura da região, conhecer o artesanato, a cultura hippie, aproveitar um café ou chocolate quente em uma delicatessen rural, ou até mesmo encontrar ótimas peças nas lojinhas que movimentam o comércio local. As temperaturas baixas de Visconde de Mauá também favorecem o clima romântico, fortalecendo as hospedagens e a gastronomia local. Você pode por exemplo, escolher dentro das opções que achar viável, hospedagens que em seu interior te ofereçam opções de lareira, lençóis térmicos, hidromassagem, ofurô, saunas tradicionais, secas ou a vapor, entre muitas outras opções, tudo para que você curta o frio da maneira mais aconchegante possível, tornando sua viagem inesquecível.

Informações do site Turismo e cia

O frio pode passar a qualquer momento, mas a lembrança por conhecer todas essas belezas naturais do Rio estarão para sempre na mente dos turistas. Conheça o Estado Maravilhoso por completo!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guia turístico: cinco lugares para curtir o frio no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui