Guias turísticos ganham prazo do Governo do RJ para previsão de recebimento de auxílio

Secretaria Estadual da Casa Civil se comprometeu a enviar à Alerj, em até 10 dias úteis, as ações para garantir uma renda mínima aos referidos profissionais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Turistas no Cristo Redentor - Reprodução: Internet

Uma audiência da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) ocorrida na última sexta-feira (30/04) definiu o prazo para os guias turísticos do estado terem uma previsão do pagamento do auxílio emergencial prometido a eles há mais de 1 ano.

Cobrada pela presidente da Comissão, a deputada Alana Passos (PSL), a respeito da regulamentação da lei 8858/20, sancionada em junho de 2020, a Secretaria Estadual da Casa Civil se comprometeu a enviar à Alerj, em até 10 dias úteis, as ações para garantir uma renda mínima aos referidos profissionais.

”Esse pleito é legítimo e o que posso dizer, neste momento, é que nós vamos buscar uma solução urgente e imediata”, disse Fábio Serrano, subsecretário da pasta.

Agradecendo a participação de mais de 800 integrantes do setor na reunião, Alana Passos reforçou o compromisso da Comissão com a pauta e marcou a audiência no próximo dia 17/05 para o Governo do Estado apresentar a resposta sobre o pagamento do auxílio para a categoria.

Advertisement

”Não adianta o Legislativo cumprir o seu papel e o Poder Executivo não dar efetividade à lei. Precisamos chegar a um entendimento sobre de forma mais rápida possível. Pedir mais dias, após 1 ano de espera a quem está passando necessidade, é muito. É mais tempo de fome e contas que não esperam”, enfatizou a presidente da comissão.

O presidente em exercício da Liga Independente dos Guias de Turismo do RJ (Liguia), Everaldo Costa, lembrou que o pagamento é questão de sobrevivência aos guias de turismo do estado, que representam aproximadamente 30% dos profissionais do setor de todo o país.

”A demora para regulamentar a Lei e dar condições mínimas de sobrevivência para esses profissionais só mostra a falta de vontade política para atender à categoria”, criticou Costa.

Integrante da Comissão, a deputada Célia Jordão (Patriotas) contrapôs o argumento do representante do governo, de que não haveria previsão de recursos para a concessão do benefício.

”A própria lei já aponta de onde vai sair o dinheiro, do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e do Fundo do Trabalho. Quem tem fome, tem pressa. Sugiro ainda fazermos um requerimento de informação ao governador questionando a data para o pagamento. É um instrumento importante que vai impor um prazo para a resposta”, propôs a parlamentar.

O presidente licenciado da Liguia, Arnaldo Bichucher, destacou o fato de que R$ 166 milhões do Fundo de Combate à Pobreza ficaram sem uso, o que, segundo ele, demonstra a falta de iniciativa do governo em garantir o auxílio.

”Se tivéssemos 10% desse valor já resolveria o problema de muitos profissionais que estão há quase um ano sem renda”, comentou Wagner Medeiros, que é guia de turismo e destacou, ainda, que a sobrevivência dos guias é vital para a retomada do setor.

”Nós necessitamos garantir a preservação da profissão no nosso estado. Somos porta de entrada e o Rio precisa ter um ganho de competitividade no mercado turístico nacional e internacional. Precisamos mostrar para as pessoas que não há um risco sanitário de visitar o estado. Por isso, inclusive, sugerimos a inclusão desses profissionais na lista prioritária da vacinação”, argumentou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guias turísticos ganham prazo do Governo do RJ para previsão de recebimento de auxílio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Há uma diferença grande entre um termo e outro. » Guia de Turismo é o Profissional que acompanha e explica os atrativos; » Guia Turístico é o roteiro impresso, com informações dos passeios; É uma gafe chamar um Guia de Turismo de Guia Turístico.

  2. Olá, redação de O Diário do Rio: há uma distinção entre “guia turístico” (publicação, panfleto, revista, livro ou mesmo site, com informações sobre atrativos e etc) e guia de turismo, que é o profissional capacitado a acompanhar, planejar roteiros, orientar e também transmitir informações sobre o ambiente e cultural local. Grato pela atenção.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui