Há exatas 7 décadas, o America comemorava seu título do Torneio Início

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O time campeão do Torneio Início de 1949

O segundo time da maioria dos cariocas e o primeiro de muitos tem inúmeras glórias para se orgulhar. Uma delas é o título do Torneio Início do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, conquistado no dia 26/06 de 1949, em uma vitória sobre o rival Bangu, em Laranjeiras, casa do Fluminense.

O título marcou, também, uma novidade no futebol praticado no Brasil. Após os jogos terminados em empates, a decisão de quem seria o vencedor passou a ser definida em cobranças de pênaltis, não mais de escanteios, como previam os regulamentos. Contudo, era 1 batedor de pênalti para cada equipe. E foi assim que o Mequinha passou pelo Bangu na última partida do Torneio.

“Esqueça as séries alternadas que conhecemos hoje: cada clube escolhia um cobrador, e ele realizaria três cobranças seguidas, até passar a bola para o adversário, que sabia exatamente o que precisava fazer para vencer ou permanecer vivo na disputa”, informa um texto do portal Museu da Memória Americana.

O novo regulamento consagrou Hilton Vianna, jogador que deu ao América um título inédito e histórico, sendo conquistado um ano antes da abertura do Maracanã, que já estava em obras para a Copa do Mundo de 1950.

Advertisement

Este torneio foi realizado com 11 equipes em um único dia no estádio do Flu, que tinha as características originais, com o anel de arquibancadas fechado, antes da demolição parcial para a duplicação da Rua Pinheiro Machado, para facilitar o acesso ao Túnel Santa Bárbara.

Apesar do título, os repórteres esportivos da época não aliviaram para o America. O time recebeu críticas, sobretudo por conta de seu desempenho não muito efetivo no ataque. Houve apenas 3 gols em toda a competição.

1 rw2GJ0mZS48QZMqfkOJGNQ Há exatas 7 décadas, o America comemorava seu título do Torneio Início

“Os americanos empataram todos os jogos até a decisão, em 0 a 0, e tiveram a sorte decidida nas penalidades. Os cruzamentos também ajudaram: a equipe tijucana iniciou a jornada contra o São Cristóvão, e foi beneficiada pela sorte que acompanha os campeões. Viu o Bangu eliminar o Fluminense e o Vasco despachar o Flamengo na primeira rodada. Na segunda, o Madureira superou o Botafogo e o Bangu deixou o Vasco pelo caminho. Com os favoritos fora de cena, o trajeto até o título foi se tornando mais natural a cada rodada, destaca o Museu da Memória Americana.

Voltando aos dias atuais, o America, hoje, é líder do Grupo A da Série B1 do Campeonato Carioca. São tempos bem menos glamourosos para o Mequinha, mas pode ser uma inspiração ou indício de momentos mais agradáveis aos torcedores, sendo eles os que têm o clube como seu primeiro ou segundo time do coração.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Há exatas 7 décadas, o America comemorava seu título do Torneio Início
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui