Há futuro para Minecraft na cena de e-Sports?

Veja quais as possibilidades de vermos o jogo Minecraft fazendo sucesso no mundo dos e-Sports

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Mesmo sem considerar seu lugar nos esportes eletrônicos, a história do Minecraft é de grande sucesso.

Desde o seu lançamento em 2011, o Minecraft vendeu mais de 200 milhões de cópias e tem mais de 140 milhões de jogadores mensais ativos até hoje. Com algumas quedas aqui e ali, a visualização do Minecraft no Twitch e no YouTube tem apresentado uma tendência crescente.

Apesar de sua popularidade contínua, o Minecraft tem lutado para desenvolver seu próprio cenário de esportes eletrônicos. Como os torneios anteriores do Minecraft, como o Minecraft Monday, não se transformaram em eventos duradouros, parecia que o Minecraft simplesmente não foi feito para se tornar um e-sport.

No entanto, há uma nova esperança para os entusiastas do jogo. A comunidade de criadores Noxcrew está organizando seu segundo Campeonato MC, e a organização Method anunciou recentemente sua expansão para os esportes eletrônicos do Minecraft.

Advertisement

Ou seja, há possibilidades do Minecraft virar um e-Sport. Porém, será que realmente irá acontecer?

Falamos com a especialista Luiza Correia para saber um pouco mais sobre os novos campeonatos e o futuro do Minecraft como um e-Sport. Se você deseja ver quais os e-Sports disponíveis atualmente para apostas esportivas, dê uma olhada no https://mightytips.com.br.

Novos e-sports do Minecraft: Campeonato e Método MC

Method, uma organização que é mais conhecida por World of Warcraft, teve seu primeiro evento de Minecraft em 20 de junho. Como uma organização com bastante experiência em esportes eletrônicos, essa é uma mudança promissora.

Darren Price, Diretor de Eventos da Method, explicou: “Esperamos nos apresentar à comunidade do Minecraft como uma organização voltada para a comunidade que busca trazer eventos competitivos de esportes do Minecraft para os fãs do Minecraft.”

Outro jovem torneio do Minecraft, o Noxcrew Minecraft Championship (também chamado de MC Championship ou MCC), ganhou popularidade rapidamente desde sua criação em 2020. O torneio tinha mais de 40.000 seguidores no Twitch e recentemente atingiu 1 milhão de seguidores no Twitter. Graças a este sucesso, Noxcrew voltou com seu segundo Campeonato Minecraft este ano.

História dos esportes do Minecraft: ESL, Badlion e Minecraft Mondays

Para entender os obstáculos que esses novos eventos podem enfrentar, temos que olhar para a história dos esportes eletrônicos do Minecraft. Afinal, as coisas pareciam promissoras quando os servidores PvP do Minecraft (jogador contra jogador) ganharam muita popularidade nos primeiros anos após seu lançamento. Não demorou muito para que a maior comunidade Minecraft PvP de terceiros, a Badlion Network, começasse a hospedar pequenos torneios PvP.

Isso até chamou a atenção do grande organizador de esportes eletrônicos ESL, que abordou Badlion em 2016 com planos de levar o cenário de e-Sport do Minecraft para o próximo nível.

No entanto, uma olhada na página do Twitter do ESL Minecraft mostra que esses planos de e-sports nunca realmente decolaram e não houve nenhuma tentativa de revivificação desde 2017.

Como o Minecraft ainda era um jogo imensamente popular, não é surpreendente que um segundo grande torneio do Minecraft tenha sido lançado em 2019. O evento semanal Minecraft Monday, organizado pelo YouTuber Keemstar, usava um formato totalmente diferente.

Em vez de combate PvP, o Minecraft Monday era uma coleção de diferentes desafios do Minecraft testando diferentes habilidades. Além disso, a maioria dos concorrentes foi convidada por causa de sua popularidade online, e não por causa de suas habilidades no Minecraft. Infelizmente, o Minecraft Monday chegou ao fim no final de 2019.

Por que o Esports do Minecraft não deu certo?

Minecraft 2 Há futuro para Minecraft na cena de e-Sports?

Então, o que deu errado com esses eventos anteriores do Minecraft? No caso de Badlion e ESL, a resposta parece bastante óbvia: era o formato errado na hora errada. A parceria deles começou logo depois que uma atualização controversa do Minecraft mudou o sistema de combate.

Se tivesse começado três anos antes, as coisas poderiam ter sido muito diferentes. Uma cena de esportes eletrônicos popular do Minecraft pode até ter influenciado Mojang para não mudar sua mecânica de combate.

Percebendo que o antigo formato de combate PvP não funcionaria para o Minecraft Monday, o torneio de Keemstar envolveu um sistema de pontos, equipes de dois e vários minijogos. Jogadores experientes do Minecraft se juntaram a novatos, mas a maioria deles eram YouTubers bem conhecidos. Com tantos nomes importantes na lista de participantes, não é surpresa que o Minecraft Monday ainda seja o torneio mais famoso do Minecraft.

O principal problema com o Minecraft Monday parece ser as questões organizacionais. Em primeiro lugar, havia a estranha mistura de jogadores altamente qualificados e relativamente novatos. Isso causou atrito, pois alguns jogadores acusaram outras equipes de estarem desequilibradas. Da mesma forma, alguns fãs do Minecraft Monday não ficaram nada felizes com o parceiro de seu jogador favorito.

Os minijogos também foram criticados; alguns por serem muito fáceis, outros por serem muito enfadonhos. Além disso, veio o hack do servidor e uma sobrecarga de drama online envolvendo o organizador do Minecraft Monday e alguns de seus jogadores.

O futuro dos esportes eletrônicos do Minecraft

Um ambiente de e-sports Minecraft de sucesso não se trata apenas de visualização, mas também de:

  1. longevidade
  2. entusiasmo
  3. organização
  4. método correto de jogo

Os primeiros eventos do método podem não atrair o mesmo nível de atenção que um Minecraft Monday, mas um crescimento mais lento pode permitir que a organização considere o feedback e faça ajustes quando necessário.

Curiosamente, o fato de que o Minecraft não foi criado para jogos competitivos é considerado um motivo para otimismo, e não uma limitação.

Parece que os novos organizadores de eventos de esportes do Minecraft têm o entusiasmo, a organização profissional e a flexibilidade necessárias para criar torneios duradouros. Embora o processo possa ser lento, há todos os motivos para acreditar que o Minecraft como esporte nos próximos anos e se juntar a grande lista de modalidades de e-Sports que já existem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Há futuro para Minecraft na cena de e-Sports?
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Eu acompanho alguns canais de minecraft em ingles e sem duvidas o minecraft monday foi o mais conhecido e sobre as diferenças de habilidade, bom.. o minecraft monday nunca foi algo criado para ser uma competição pra decidir o melhor jogador pvp/minegames (pelo menos não o que era mostrado), foi algo para criadores de conteúdo “brincar” porem é difícil algo dá certo quando você coloca jogadores casuais ou roleplay, junto com jogadores “bons”. Quando se junta esses dois tipos em um servidor PVP/COMPETIÇÃO, é obvio que não irá dar certo, tanto que nos primeiros mc mondays muitos criadores foram e consequentemente nas outras semanas cada vez menos foram justamente por não ser o foco de criação de conteúdo deles.
    Isso sem contar os problemas de organização, programação dos minegames que era falha.. foi tudo se juntando para culminar no fim do mc monday. Sem duvidas foi bom enquanto durou.
    Algo parecido aconteceu no Rust alguns meses atrás, fizeram um servidor para vários streamers/youtubers, que resultou no mesmo fim.
    Antes de criar um tipo de evento é de extrema importância ter certeza do objetivo do evento, e chamar criadores de conteúdo que tenham esse mesmo objetivo em criação de conteúdo.

    E sobre minecraft competitivo?.. é possível mas honestamente acho quase impossível sem a ajuda da microsoft e um plano bem feito.. porem duvido muito que a microsoft queira algo desse tipo, acho até mesmo que se eles pudesse removeriam o botão de multiplayer e parariam o desenvolvimento do minecraft em java, focando somente na versão em C++.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui