Habitat de tartarugas, Praia Vermelha vai virar santuário marinho

O objetivo é ordenar as atividades na água e restringir a pesca, além de fomentar a pesquisa sobre a biodiversidade local, que tem, como um dos carros chefes a presença das tartarugas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tartaruga verde flagrada na Praia Vermelha Foto: Caio Salles Projeto Verde Mar / Divulgação

Um decreto criado pela Secretaria municipal de Meio Ambiente (SMAC) prevê que a Praia Vermelha, na Urca, na Zona Sul do Rio se transforme em um o “Santuário Marinho da Paisagem Carioca“. A proposta, já em fase final de elaboração, tem o objetivo de ordenar ordenar as atividades na água e restringir a pesca, além de fomentar a pesquisa sobre a biodiversidade local, que tem, como um dos carros chefes a presença das tartarugas, muito comuns na região.

O projeto cumprir as medidas estabelecidas desde 2013, quando foi criado o Parque Natural Municipal (PNM) Paisagem Carioca, que compreende o morro do lado direito da Praia Vermelha. O parque foi concebido na época em que o Rio recebeu o título de patrimônio mundial da Unesco ao Rio, em 2012, por sua “paisagem cultural urbana”. Com a nova lei em vigor, as pescas passaram a ser proibidas num limite de até 50 metros de distância do costão rochoso.

Já no outro lado fica o Monumento Natural (MoNa) do Pão de Açúcar. Além do trecho de 50 metros do lado direito em que qualquer extração natural é proibida, a presença das duas unidades faz com que toda a Praia Vermelha seja uma Zona de Amortecimento, o que demandaria controle de atividades na água. Mas as regras nunca foram devidamente regulamentadas. Conforme informou o jornal O Globo.

Ideia

A intenção de preservar a vida marinha na área veio do jornalista e instrutor de mergulho Caio Salles, fundador do Projeto Verde Mar, que desde 2016, faz mergulhos na Praia Vermelha, organizando mutirões de limpeza. Foi assim que percebeu como a maioria dos detritos no fundo do mar eram compostos por petrechos de pesca, como linhas, restos de rede, anzóis, chumbo e até vela de ignição de automóveis.

Advertisement

A escolha do nome “Santuário Marinho” foi estratégica, para chamar a atenção da fiscalização e, do lado da educação ambiental, atrair excursões escolares. A prioridade zero, como explica Andrade, é a colocação de placas na areia e na costa. Já a ideia de como marcar os 50 metros da área no espelho d’água não está fechada. Salles diz que uma possibilidade é colocar boias no mar, mas isso precisa ser melhor estudado.

O passo seguinte é a busca de apoio e patrocínios para as pesquisas. Por isso, Salles vai lançar uma plataforma para financiamento coletivo. Sua ideia é ter quatro linhas principais de monitoramento: das espécies de peixes; da quantidade de lixo no mar; dos organismos bentônicos (que ficam no fundo do mar ou junto à costa rochosa); e das tartarugas, o que seria conduzido pelo Projeto Aruanã, que faz trabalho semelhante nas Cagarras, em parceria com o Ilhas do Rio.

Núcleo de Vida Marinha

Dentro da SMAC, o projeto do santuário vem sendo tocado pelo recém criado Núcleo de Vida Marinha, lançado em junho com objetivo de alcançar resultados propostos pela Década dos Oceanos, da Unesco e da Agenda 2030, da ODC. Gerente do núcleo, Simone Pennafirme diz que o santuário se relaciona à proposta de criar “uma cultura oceânica na sociedade sobre a importância dos ecossistemas marinhos”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Habitat de tartarugas, Praia Vermelha vai virar santuário marinho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui