Halfoun: Parador Lumiar, em Nova Friburgo, tem cozinha da horta para a mesa com todo o charme do inverno

Aqui, o friozinho é mais gostoso com cháles encantadores e a cozinha apaixonante do chef Isaías Neries, que um dia foi pupilo da Flávia Quaresma

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O lago reflete as estrelas no Parador Lumiar, em Nova Friburgo

Chalés gostosos e bem decorados, jardins floridos, lago que reflete o recorte das montanhas. Só este cenário já justificaria uma escapada ao Parador Lumiar, a 160 quilômetros do Rio, em Boa Esperança, distrito de Nova Friburgo, na Serra Fluminense. O que encontramos aqui, no entanto, é ainda melhor: junto com a Mata Atlântica, a 850 metros acima do nível do mar, há uma gastronomia de primeiríssima, feita pelo craque Isaías Neries, que já foi pupilo da chef Flávia Quaresma, ganhou prêmios, e já faz algum tempo pratica aqui a sua cozinha farm to table. Ela parte de uma horta orgânica que fornece mais de 50 produtos, entre folhas, legumes, raízes, frutas, ervas, brotos, flores e especiarias. Incluindo ingredientes como o coentro caboclo, o chuchu bucha e a beldroega.

Tudo isso se transforma de maneira magistral, com uma elegância rara de ver, nas mãos do baiano de Santo Amaro que encontrou na comida a sua purificação. E, quem diria, ele começou a vida na cozinha do… Mc Donald’s! Lugar de disciplina rígida, onde aprendeu muita coisa nesse quesito. É um comportamento quase religioso que o leva todos os dias ao encontro dos vegetais. A conversa gostosa com o Isaías, o leva a dizer que acha que ele vive no mundo da lua. Se ele vê chefs se inspirando em restaurantes plante afora, tudo o que ele precisa para cozinhar é ouvir natureza.

banner amarelo 2 Halfoun: Parador Lumiar, em Nova Friburgo, tem cozinha da horta para a mesa com todo o charme do inverno

Então faz coisas como burrata com folhas de vick, beterraba em caramelo de cana com brotos e roquefort, creme de urtiga e cebola, nhoque de folha de anis ao molho de queijo boursin. É uma bobagem, no entanto, falar em um cardápio do Isaías. Até porque ele não existe, uma vez que muda praticamente todos os dias.

Quando falamos do Parador Lumiar e da cozinha do Isaías, a boa mesmo é fazer uma reserva, para vir para cá o mais rápido possível.  É no inverno, afinal, que tudo por aqui parece ficar ainda mais atraente. Há tempo bom para fazer caminhadas mata adentro, embarcar em jipes para explorar a região, aconchegar-se no quentinho dos chalés e, claro, entregar-se à mesa do Isaías, com vinhos de uma senhora adega subterrânea, construída em pedra.

Advertisement

Ah, sim, aos sábados é dia da feijoada mais bela que já vi, servida sobre o fogão à lenha onde foi feita, com o maior charme. Vai na minha que você vai na boa.

Serviço
Parador Lumiar
Estrada do Amargoso s/nº, Boa Esperança, Nova Friburgo – RJ
www.paradorlumiar.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Halfoun: Parador Lumiar, em Nova Friburgo, tem cozinha da horta para a mesa com todo o charme do inverno
Robert Halfoun é jornalista, publicitário e amante da boa mesa. Depois de anos na Editora Abril, relançou com grande sucesso a Revista Domingo, no Jornal do Brasil, onde também atuou como Diretor Executivo. Então, dirigiu a Revista Gula, na época de sua maior circulação, até que, há oito anos, lançou a plataforma Sabor.club, com revista, site e o clube de assinaturas Sabor Clube. É também autor do livro Histórias da Gastronomia Brasileira, lançado em parceria com Ricardo “alô alô” Amaral.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui