Halfoun: que bela feijoada faz o carrrioca Claude Troisgros

O jeitão francês está no cuidado com os ingredientes e no preparo lento para um caldo de feijão grosso e cheio de sabor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Feijoada completa: feijão com caldo grosso, arroz bem temperadinho, farofa, couve, banana frita, torresmo e laranja

O Claude Troisgros, que é mesmo um amor de pessoa, apertava a chef Jessica Trindade, como se fosse uma criança fofa. E as bochechas dela inflavam-se num sorrisão. Estamos no saudoso Olympe para falar do que seria a grande novidade do Rio: o Chez Claude, o restaurante das panelinhas, com a comida que o francês gosta de comer em… casa! É esse o motivo do sucesso, como está no nome do restaurante pequenino com a cozinha bem no meio dele (em francês, chez significa “na casa de…”).

A ideia sempre foi reproduzir para a clientela o que ele faz para os amigos e para a família. “Eu fiz uma senhora cozinha, linda, lá em casa. Mas ela não é gourmet, hein? É rústica, como as de fazenda, com latas, produtos, acessórios pendurados, tudo a mostra. Só o fogão que é profissional porque os queimadores atingem uma temperatura mais alta.

O domínio do fogo é absolutamente fundamental para fazer a tal cozinha de panela. E os franceses, assim como os mineiros, sabem muito bem disso. Claude saliva ao falar nos ingredientes que agarram nas caçarolas de ferro. E mais ainda quando narra o comportamento dos ingredientes que vão cozinhando juntos, um dando sabor ao outro, harmonizando isso com aquilo. “O resultado é aquela comida que você faz e re-esquenta no dia e ela está melhor ainda.”

Opa, alguém aí lembrou de feijoada?

banner amarelo 2 Halfoun: que bela feijoada faz o carrrioca Claude Troisgros

Diz a lenda que o Bolinha, restaurante com a feijuca mais famosa de São Paulo (falada no Brasil inteiro, durante anos), prepara o feijão com os salgados e embutidos numa quarta, coloca tudo para dormir numa… banheira (!) e lá fica até sábado, quando o caldão, enfim, é servido.

Advertisement

Eu não conheço os segredos da feijoada do Claude, mas o caldão espesso e cheio de sabor, revela que ela foi feita com uma cocção leeeenta e cuidadosa.

Opa, alguém lembrou de boeuf bourguignon?

O conceito da cozinha de panela que faz o tradicional prato francês, afinal, é o mesmo e por mais que a feijoada seja brasileiríssima, o nosso carrrioca nada de braçada nesse oceano. Então, vem aperfeiçoando o prato que faz há anos, sempre dando um toque a mais aqui e ali.

Em outras palavras, a feijoada do Claude é novidade no restaurante, não na vida dele. E chega para clientela tinindo e fumegando (falando português sem sotaque).  Irretocável. 

Ela é feita, assim como todos os pratos do Chez Claude, pelas mãos talentosas da craque Jéssica Trindade, a chef que o Claude apertava fraternalmente, quando revelou que ia abrir o Chez Claude, cinco anos atrás. Justiça seja feita, não é possível falar da incrível comida servida por aqui sem aplaudi-la com louvor.

A Jéssica, porém, é assunto especial para uma outra coluna, num outro fim de semana. Quando, suspeito, a feijoada do Claude vai virar tradição no almoço de muita gente. Vai na minha que você vai na boa.

3 1 Halfoun: que bela feijoada faz o carrrioca Claude Troisgros
Bolo de rolo cortado fininho: a sobremesa indefectível para a feijoada do Claude

Serviço
Chez Claude
Rua Conde de Bernadotte, 26, Leblon
Tel.: (21) 3579-1185
A feijoada é servida aos sábados, das 12h às 17h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Halfoun: que bela feijoada faz o carrrioca Claude Troisgros
Robert Halfoun é jornalista, publicitário e amante da boa mesa. Depois de anos na Editora Abril, relançou com grande sucesso a Revista Domingo, no Jornal do Brasil, onde também atuou como Diretor Executivo. Então, dirigiu a Revista Gula, na época de sua maior circulação, até que, há oito anos, lançou a plataforma Sabor.club, com revista, site e o clube de assinaturas Sabor Clube. É também autor do livro Histórias da Gastronomia Brasileira, lançado em parceria com Ricardo “alô alô” Amaral.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui