Hemorio anuncia volta de transplantes de medula óssea a partir de outubro

O Instituto ficou dois anos sem realizar esse procedimento. O anúncio foi feito no mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução.

O Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante (Hemorio) voltará a realizar transplantes de medula óssea em outubro, após dois anos sem fazer esse tipo de procedimento. O anúncio foi feito no mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (19/09).

A expectativa é que, por semana, sejam realizados dois procedimentos, o que inclui o transplante autólogo (feito com as células-tronco extraídas do próprio paciente) e o alogênico (em que as células-tronco vêm de um doador compatível).

O objetivo é que o Hemorio seja referência em transplantes autólogos no estado do Rio. O investimento em infraestrutura e na aquisição de equipamentos do Centro de Transplante foi de R$ 2 milhões. O local funcionará com três leitos no quarto andar do prédio em área fechada, isolada e com purificação de ar para diminuir a propagação de bactérias.

Hoje, o Hemorio tem 26 pacientes que necessitam de transplante. Com a volta dos procedimentos, pessoas com leucemia, anemias graves, linfomas, imunodeficiências e doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e imunológico poderão ser curadas com a retomada dos transplantes, que foram paralisados em 2018. Outra vantagem é que os pacientes não vão mais precisar buscar atendimento em São Paulo ou Minas Gerais, como acontecia anteriormente”, afirmou o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hemorio anuncia volta de transplantes de medula óssea a partir de outubro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui