Hemorio retoma campanha de doação de sangue em condomínios

Na campanha "Hemorio em casa", as equipes vão nos condomínios e os moradores podem doar sangue sem sair do prédio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Por conta da pandemia, o número de doações de sangue apresentou queda. Para tentar reabastecer o estoque, o Hemorio está fazendo a segunda edição da campanha “Hemorio em casa“. As equipes vão nos condomínios e os moradores podem doar sangue sem sair do prédio.

Os hospitais, os serviços de hemoterapia estão com estoques muito baixos. Então, a gente pede para a população para que lembre da doação de sangue. Aqueles que puderam, que quiserem, os que não puderem ir ao Hemorio, podem pedir o ‘Hemorio em casa’. Existem vários outros serviços públicos na cidade e no estado em que a doação pode ser feita“, disse o diretor do órgão, Luiz Amorim.

Os síndicos de condomínios interessados na ação podem entrar em contato com o Hemorio através do e-mail coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br. Mas para participar, o condomínio precisa atender alguns requisitos.

  • O condomínio precisa ter salão de festa com refrigeração;
  • Espaço de 80 metros quadrados disponível;
  • Pelo menos mil moradores em idade adequada para doar.

Ao chegarem ao local, os moradores que querem participar fazem um cadastro. Eles são orientados a aguardar em casa até o momento da colega, quando são contatados pelo WhatsApp ou pelo interfone. Após a doação, podem voltar para casa, evitando assim aglomerações e a exposição prolongada em ambientes externos.

Advertisement

Quem pode doar sangue na pandemia?

  • Pessoas com idade entre 16 e 60 anos e até 69 anos se já for doador de sangue
  • Pessoas com mais de 50 quilos
  • É precisa estar bem de saúde
  • Precisa estar com documento de identidade com foto
  • Não precisa estar em jejum, mas deve evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e bebida alcoólica 12 horas antes
  • Quem teve Covid-19 fica impedido de doar sangue por 30 dias após a cura
  • Quem teve a forma grave da doença fica inapto por um ano após a cura

Os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais para fazer a doação. Além de apresentar seu próprio documento de identidade, é preciso levar um documento de identidade do responsável que assinou a autorização. O modelo da autorização está disponível no site do Hemorio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hemorio retoma campanha de doação de sangue em condomínios
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui