História: Chineses já foram caçados como animais no Rio de Janeiro

A abominável prática aconteceu nos anos 1800 e envolvia membro da Família Real

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em um recorte, no mínimo, assustador da nossa história, chineses, que foram trazidos ao Brasil para trabalhar e não se adaptaram às condições locais, passaram a ser vistos como animais e viraram, literalmente, alvos de caça. Parece surreal, mas aconteceu em nossa cidade.

Nos idos de 1812, Dom João VI promoveu a chegada de quase quatrocentos chineses para o Rio de Janeiro para as regiões dos bairros de Santa Cruz e do Jardim Botânico. A ideia era que eles trabalhassem em plantações de chá no Jardim Botânico e na Fazenda Imperial, que ficava em Santa Cruz. No entanto, as colônias formadas em torno dos trabalhadores não duraram muito tempo.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Com dificuldade de adaptação e sofrendo com as doenças tropicais, o número de chineses foi reduzindo rapidamente. Havia, ainda, a pressão da imprensa, de setores da Família Real e dos fazendeiros e comerciantes contra os asiáticos. Em pouco tempo, os poucos que restaram passaram a trabalhar como escravos. Até que a situação, que já era terrível, piorou ainda mais.

rio realteatrosc3a3ojoc3a3olargorocio debret1834 História: Chineses já foram caçados como animais no Rio de Janeiro

De acordo com o jornalista e historiador Eduardo Bueno em seu livro “Brasil: Uma história”, um parlamentar inglês denunciou que o príncipe Dom Miguel liderava uma turba na caça de chineses no Rio de Janeiro.

Advertisement

Eles saiam com cavalos, cães e armas. Os relatos dizem que Dom Miguel se divertia nessas perseguições aos chineses, que eram vistos como animais a serem mortos. Ainda segundo as informações históricas, Dom Miguel teria capturado pessoalmente dois asiáticos.

Em 1834, a filha de D. Pedro I baniu D. Miguel de Portugal, através da “Lei do Banimento”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História: Chineses já foram caçados como animais no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui