História da Festiva Avenida Mem de Sá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Avenida mem de sá História da Festiva Avenida Mem de Sá

A história do Rio de Janeiro passa com muita presença pelas ruas da cidade. Com a festiva Avenida Mem de Sá não é diferente.

Mem de sá História da Festiva Avenida Mem de Sá

Aberta entre 1903 e 1906, a Via tinha como objetivo maior a ligação entre a Lapa e o centro histórico do Rio com a zona norte da cidade. Como o prefeito da época, Francisco Pereira Passos, estava ampliando e modernizando algumas partes do centro da cidade, era interessante que houvesse uma ligação com regiões um pouco afastadas. A cidade passou por obras bem mais complexas ao longo de sua história. A grande dificuldade na abertura da Mem de Sá foi a demolição de centenas de casa coloniais.

Advertisement

Abertura da Avenida Mem de Sá História da Festiva Avenida Mem de Sá

Foram muitas construções demolidas para a abertura da Avenida. Mas algumas sobreviveram e mantém até hoje o estilo desse período da cidade”, conta o historiador Milton Teixeira.

O nome da Via é uma homenagem a Mem de Sá, governador do Brasil no período colonial. Mem de Sá teve um papel fundamental na expulsão dos franceses da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, a Avenida Mem de Sá é conhecida pela boêmia. Esse fato sempre foi uma constante na história da Via, mas as coisas, em certas épocas, não foram tão tranquilas.

Fundição Progresso História da Festiva Avenida Mem de Sá

Por um tempo, a Mem de Sá foi local de prostituição, chamado ‘bas-fond’ [expressão francesa para ‘ralé’, bairros miseráveis de uma cidade], mas hoje está bem diferente. Hoje é espaço para a boa boêmia dos cariocas e turistas. Eu mesmo frequento bares da Rua e recomendo”, destaca Milton.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

A Via dá acesso ao Circo Voador, Fundição Progresso, Bar das Quengas, Leviano e muitos outros estabelecimentos famosos na noite carioca. Para curtir a história, o clima e a boêmia carioca, a Mem de Sá é um ótimo lugar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Festiva Avenida Mem de Sá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui