História da Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Localizada no bairro de Vila Isabel, a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, chama a atenção pela beleza. Importante para a história do bairro, a Basílica tem um passado repleto de memórias, como todo bom templo religioso erguido em épocas passadas.

Em agosto de 1900, a capela de Nossa Senhora da Conceição de Lourdes foi desmembrada da paróquia São Francisco Xavier. Então, foi criada a freguesia de Vila Isabel por ato do Arcebispo Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sérgio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

Dois anos mais tarde, no dia 15 de fevereiro de 1902, foi realizada a filiação da Confraria de Nossa Senhora de Lourdes à Arquiconfraria de Nossa Senhora de Lourdes, que ficava na França. Com os anos, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes passou a se localizar Praça 07 de Março, hoje Praça Barão de Drummond, acompanhando as mudanças no bairro de Vila Isabel.

Advertisement

Alguns anos depois, o templo religioso se mudou para um terreno na Avenida 28 de Setembro, a principal via do bairro.

0085c9d89541cc8c7319a7e3f73343d0 História da Basílica Nossa Senhora de Lourdes

“Em 1914 foi lançada a Pedra Fundamental pelo Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. Ali nasceria uma das mais belas igrejas da cidade do Rio de Janeiro”, conta o historiador Maurício Santos.

Alguns anos depois, no dia 23 de maio de 1959, a Matriz recebeu o título de Basílica Menor, concedido pelo Papa João XXIII.

Durante os anos 1990, a Igreja foi tombada. O decreto foi publicado no dia seis de setembro daquele mesmo ano.

p17d91m08ao591us015ti8dbesi7 História da Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Atualmente, a Basílica Nossa Senhora de Lourdes encanta quem mora ou quem passa pelo bairro de Vila Isabel, uma das regiões mais movimentadas da cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Basílica Nossa Senhora de Lourdes
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui