História da Cadeg

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

CADEG

O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg) tem um passado que está associado diretamente às memórias das inovações da cidade do Rio de Janeiro.

Durante a gestão do prefeito Pereira Passos, a cidade do Rio de Janeiro se desenvolveu muito. Todo esse crescimento ocasionou na necessidade de um grande centro comercial. Foi então que, em 1907, surgiu o Mercado Municipal da Praça XV.


[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

Advertisement

Desde o início, quem administrava o Mercado Municipal era a Companhia do Mercado. Junto com os comerciantes, a Companhia, que tinha um contrato de 50 anos com a prefeitura, no início dos anos 1950, começou a cobrar melhorias nas condições de trabalho e não obtendo um bom retorno, passaram a tentar se desligar do convênio municipal. Para piorar a tensão, os comerciantes ficaram sabendo que o Mercado Municipal da Praça XV poderia ser demolido para a passagem da Perimetral”, conta o historiador Maurício Santos.

Para resolver esse problema, uma assembleia, que teve como líderes: Antônio Afonso Nunes Martins, David Moreira da Silva, José Antônio Cristóvão e Carlos Vieira da Silva, decidiu que os comerciantes deveriam procurar outro local para remontar o grande mercado.

Foto-tirada-de-cima-1024x764

Esse novo local, livre de contratos e aluguéis, deu trabalho para ser encontrado, mas foi achado. O endereço é o da atual Cadeg: Rua Capitão Félix n° 110. O espaço, com cerca de 100.000m², era de uma antiga fábrica de cigarros.

Com o terreno comprado, começaram as obras. O projeto arquitetônico foi de Vigor Artese e Moacyr Gomes da Costa. A obra, na época, foi considerada a terceira maior do Brasil em concreto armado, perdendo apenas para Maracanã e Hidrelétrica de Furnas.

As obras começaram em 1957 e terminaram em 1962, no período do Estado da Guanabara, que na época era governado por Carlos Lacerda. Lacerda colaborou com a nova iniciativa e direcionou para lá o abastecimento do Rio de Janeiro.

Hoje, a Cadeg, além de oferecer um vasto mercado alimentício, possibilita também a compra de calçados e vestuários, além de serviços como bancas de jornal, bancos, bares, chaveiros, farmácias, pet Shops e outros. Isso sem contar a história do lugar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Cadeg
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. […] Desde o início, quem administrava o Mercado Municipal era a Companhia do Mercado. Junto com os comerciantes, a Companhia, que tinha um contrato de 50 anos com a prefeitura, no início dos anos 1950, começou a cobrar melhorias nas condições de trabalho e não obtendo um bom retorno, passaram a tentar se desligar do convênio municipal. Para piorar a tensão, os comerciantes ficaram sabendo que o Mercado Municipal da Praça XV poderia ser demolido para a passagem da Perimetral, conta o historiador Maurício Santos. (trecho retirado do portal Diário do Rio) […]

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui