História da Casa Cruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Recentemente, uma das marcas mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro fechou suas lojas físicas. No entanto, a história da Casa Cruz não será cortada de nenhum papel.

A loja foi fundada em dezembro 1893 por José Rodrigues da Cruz, na Rua Ramalho Urtigão, centro da cidade do Rio de Janeiro, no Largo São Francisco de Paula.

casa cruz 1 História da Casa Cruz

Tudo começou com uma discussão entre José Rodrigues da Cruz e seu pai, o português Manoel Rodrigues da Cruz. Eles se desentenderam e José decidiu abrir o próprio negócio”, conta o historiador Maurício Santos.

Advertisement

Antes disso, pai e filho mantinham, desde 1870, uma loja de artigos marítimos. Lampiões e vidros redondos para as vigias dos navios eram comercializados no estabelecimento que ficava na Rua Teófilo Otoni e já era chamado de Casa Cruz.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

Trabalhando sem o pai, José Rodrigues da Cruz resolveu ampliar os negócios. Além dos produtos provenientes do vidro, passou também a vender artigos de papelaria, que normalmente eram importados nesta época, iniciando uma história de sucesso.

casa cruz 2 História da Casa Cruz

Após a sede do centro da cidade, outros espaços da Casa Cruz foram inaugurados. Tijuca, Copacabana, Madureira, Campo Grande e Niterói tiveram lojas da Casa.

Por muito tempo, a Casa Cruz do Rio de Janeiro foi, para muitos, a maior papelaria de todo o território nacional.

A papelaria do Largo de São Francisco de Paula, a mais famosa de todas as Casa Cruz, sofreu alguns incêndios, o último deles, há dez anos, em dezembro de 2007.

Entre o final de agosto e início de setembro de 2017, todas as lojas físicas da rede foram fechadas. Contudo, as vendas online e a história continuam.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Casa Cruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui