História da estátua do Cristo Redentor

O monumento que melhor representa o Rio de Janeiro faz 90 anos nesta terça-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O monumento que melhor representa o Rio de Janeiro faz 90 anos nesta terça-feira (12/10). O vovô Cristo Redentor é cenário e inspiração para muitas histórias, mas a história dele, o DIÁRIO DO RIO conta agora.

O Cristo Redentor foi inaugurado em outubro de 1931. No entanto, o que pouca gente sabe, é que o projeto é bem anterior a esse período. A ideia, que ficou pronta no início da Era Vargas (com a presença do próprio Getúlio na inauguração) passou pelo Império e pela República.

Projeto Cristo Redentor História da estátua do Cristo Redentor
Projeto do Cristo Redentor

“Tudo começou em 1859. O padre Pedro Maria Boss Sugeriu à princesa Isabel que se erguesse um símbolo religioso no topo do morro do corcovado. A princesa gostou da ideia e chegou a dar apoio à construção da obra. No entanto, o tempo foi passando e nada aconteceu. Cerca de três décadas mais tarde, o Brasil deixou de ser imperial e passou a ser republicano, o que travou os trabalhos de vez, pois o estado republicano era a favor da separação entre estado e igreja”, disse o historiador Maurício Santos.

Anos depois, já no século seguinte, os católicos voltaram a tentar a obra. Em 1912, o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde ressuscitou o projeto, querendo mostrar que a igreja tinha força no Brasil e que a construção valeria a pena. Valeu o esforço.

Advertisement
Inaugurao do Cristo Redentor com Getlio Vargas História da estátua do Cristo Redentor
Inauguração do Cristo

Nove anos depois, em 1921, o projeto do Cristo Redentor voltou ao cenário. O gancho da vez foi o Centenário da Independência do Brasil, que se deu no ano seguinte. Vencedor no critério altura, o morro do Corcovado foi eleito para abrigar o monumento.

No ano do centenário da independência do Brasil, um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitou ao presidente Epitácio Pessoa que a estátua fosse construída. Epitácio recebeu a sugestão de braços abertos e cedeu o topo do Morro do Corcovado para a realização da obra.

Ainda em 1922, foi lançada a pedra fundamental do Cristo Redentor. Um ano mais tarde, o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa teve seu projeto escolhido para a sonhada construção do monumento. O desenho do Cristo foi feito pelo artista plástico Carlos Oswald e projetado pelo arquiteto francês Paul Landowsky.

Em 1926, iniciou-se, definitivamente, a obra. Os trabalhos, que não foram fáceis para época, findaram em 1931. Nesse ano, o Rio ganhou mais uma maravilha. Não só o Rio, mas o mundo todo, pois em 2007, o Cristo Redentor foi escolhido uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, com mais de 100 milhões de votos. Merecidos votos.

Inaugurao Cristo Redentor História da estátua do Cristo Redentor
O Globo, 1931

O Cristo Redentor foi quase todo construído no Brasil. Menos a cabeça e as mãos, que foram moldadas em Paris, na França. O corpo de Cristo foi feito de pedra-sabão, que foi cortada em milhares de triângulos. Eles foram colados à mão sobre um tecido e, depois, aplicados na estátua por pastilheiros. O monumento, de 38 metros de altura, localizado a 710 do nível do mar, pode ser visto de muitos pontos do munícipio. Sempre de braços abertos para todos.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da estátua do Cristo Redentor
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui