História da fonte abençoada do bairro de Água Santa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
extinto lago na antiga lavra da pedreira Santa Luzia, Água Santa (foto de 2005)

A tradicional região de Água Santa tem memórias engarrafadas em cima da história de uma fonte que jorra até os tempos atuais.

Água Santa História da fonte abençoada do bairro de Água Santa
Água Santa

Em 1888, Domingos Camões, um ex-escravo, descobriu na região onde hoje fica o bairro de Água Santa uma fonte de água mineral. Foi a segunda fonte hidromineral do Rio de Janeiro.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

A partir de 1909, Domingos Camões passou a engarrafar a água que jorrava da fonte e distribuir por diversas regiões da cidade. Ele fazia o transporte das garrafas (que eram de cinco litros) com o auxílio de burros de carga.

Advertisement
Paróquia Santo Antônio do bairro Água Santa História da fonte abençoada do bairro de Água Santa
Paróquia Santo Antônio do bairro Água Santa

Com o passar do tempo, essa fonte d’água ficou conhecida nos arredores do atual bairro como “Água Santa”, o que, posteriormente, resultou no nome do bairro.

Em 1914, surgiu a empresa de Águas Santa Cruz Ltda., que se mantém até os dias atuais, no bairro Água Santa, que perpetua o nome da fonte”, conta o pesquisador Robson Letiere, autor do livro “Rio Bairros”.

extinto lago na antiga lavra da pedreira Santa Luzia Água Santa foto de 2005 História da fonte abençoada do bairro de Água Santa
extinto lago na antiga lavra da pedreira Santa Luzia, Água Santa (foto de 2005)

Hoje em dia, o bairro se mantém nos dias atuais sem perder a ponte com o passado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da fonte abençoada do bairro de Água Santa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui