História da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Existem instituições cujo desenvolvimento está diretamente atrelado ao crescimento de cidades, estados e países. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma delas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Existem instituições cujo desenvolvimento está diretamente atrelado ao crescimento de cidades, estados e países. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma delas. Enquanto o país crescia, a Fundação crescia junto. E ainda cresce. Basta olharmos a fundamental importância desta instituição em meio ao combate da pandemia de Covid-19.

Instalações do Instituto Soroterápico Federal, em 1903

Tudo começou em 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal, na Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Esse espaço foi inaugurado, originalmente, para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, que na época assustava a população da Cidade Maravilhosa.

Oswaldo Cruz
Oswaldo Cruz

Sob o comando do, à época, jovem Oswaldo Cruz, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela do Rio de Janeiro. Essa capacidade se expandiu. As expedições científicas se espalharam por todo o Brasil.

Inclusive, essa capacidade de expansão gerou grandes frutos. Em 1920, o Instituto também foi peça chave para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública.

Advertisement
Os dez cientistas cassados pela ditadura militar no Massacre de Manguinhos

Não é exagero afirmar que a história da Fundação Oswaldo Cruz está diretamente ligada ao passado político do Brasil. Em 1930, após o golpe, a Fundação perdeu autonomia. Com o início da ditatura militar, em 1964, foi atingida pelo chamado Massacre de Manguinhos: a cassação dos direitos políticos de alguns de seus cientistas.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Em 1980, conheceu de novo a democracia, e de forma ampliada. Na gestão do sanitarista Sergio Arouca, teve programas e estruturas recriados, e realizou seu 1º Congresso Interno, marco da moderna Fiocruz. Nos anos seguintes, foi palco de grandes avanços, como o isolamento do vírus HIV pela primeira vez na América Latina” informa o site oficial da Fundação.

Enquanto vivemos a pandemia de Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz vem sendo fundamental para vencermos esse mal. Inicialmente com as pesquisas e hospital de campanha e agora com a produção de vacinas para todo o país.

Com 121 anos de vida, a Fiocruz já ajudou muito a melhorar a vida dos brasileiros. Que venham mais séculos e séculos de grandes trabalhos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui