História da Fundação Oswaldo Cruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Fundação FioCruz

Existem instituições cujo desenvolvimento está diretamente atrelado ao crescimento de cidades, estados e países. A Fundação Oswaldo Cruz é uma delas. Enquanto o país crescia, a Fundação crescia junto. E ainda cresce.

Instalações do Instituto Soroterápico Federal, em 1903

Tudo começou em 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal, na Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Esse espaço foi inaugurado, originalmente, para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, que na época assustava a população da Cidade Maravilhosa.

Advertisement

Oswaldo Cruz

Sob o comando do, à época, jovem Oswaldo Cruz, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela do Rio de Janeiro. Essa capacidade se expandiu. As expedições científicas se espalharam por todo o Brasil.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

Inclusive, essa capacidade de expansão gerou grandes frutos. Em 1920, o Instituto também foi peça chave para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública.

Os dez cientistas cassados pela ditadura militar no Massacre de Manguinhos

Não é exagero afirmar que a história da Fundação Oswaldo Cruz está diretamente ligada ao passado político do Brasil. Em 1930, após o golpe, a Fundação perdeu autonomia. Com o início da ditatura militar, em 1964, foi atingida pelo chamado Massacre de Manguinhos: a cassação dos direitos políticos de alguns de seus cientistas.

Em 1980, conheceu de novo a democracia, e de forma ampliada. Na gestão do sanitarista Sergio Arouca, teve programas e estruturas recriados, e realizou seu 1º Congresso Interno, marco da moderna Fiocruz. Nos anos seguintes, foi palco de grandes avanços, como o isolamento do vírus HIV pela primeira vez na América Latina” informa o site oficial da Fundação.

Fundação Oswaldo Cruz 2

Com 115 anos de vida, a Fundação Oswaldo Cruz já ajudou muito a melhorar a vida dos brasileiros. Que venham mais séculos e séculos de grandes trabalhos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Fundação Oswaldo Cruz
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui