História da Guia de Pacobaíba, primeira ferrovia do Brasil

Inaugurada em 30 de abril de 1854, a Guia de Pacobaíba, que fica localizada em Magé, na Baixada Fluminense, foi fundamental para a história do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Guia de Pacobaíba | Foto: Reprodução / estradas-ferro

O estado do Rio de Janeiro está diretamente ligado à história do Brasil, com uma variedade de lugares que ambientaram momentos importantes do país. E a Baixada Fluminense também possui lugares e histórias que se confundem com a do Brasil. Um deles fica localizado em Magé: a primeira ferrovia do país.

A Guia de Pacobaíba foi inaugurada em 30 de abril de 1854. O projeto de Irineu Evangelista de Souza, que mais tarde ficou conhecido como Visconde de Mauá, pretendia ligar a cidade do Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba e, mais tarde, a Minas Gerais. O objetivo da ferrovia era facilitar o transporte de produtos e mercadorias, em especial o café, que era um principais produtos da época.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Os produtos saíam das plantações do Vale da Paraíba e chegavam até o cais de Magé, de onde seguiam em embarcações para a capital. Antes, esse transporte era realizado por tração animal, tornando a viagem muito mais longa e, muitas vezes, ocasionando em perda de produto.

O Professor Carlos Gabriel Guimarães, do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirmou que a ferrovia é muito importante para a história do país.

Advertisement

É importante chamar atenção que aquela região vai em direção ao Vale do Paraíba, destaque na cafeicultura, e que a ferrovia substituiu as tropas de mula na subida e na descida da serra de Petrópolis. Outra coisa importante é que ela fazia parte da Imperial Companhia de Navegação a Vapor Estrada de Ferro Petrópolis. Em outras palavras, havia uma navegação a vapor, do próprio Mauá, que saía do porto do RJ em direção ao recôncavo da Baía de Guanabara, dali saltava, pegava a ferrovia, subia até a serra“, explicou.

Histórica, a ferrovia foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1954, cem anos após sua inauguração.

21 06 2021 O Patrimonio e de Todos Guia de Pacobaiba 22 História da Guia de Pacobaíba, primeira ferrovia do Brasil
Foto: Divulgação/Prefeitura de Magé

Projeto Educação Patrimonial

Em junho deste ano, a Prefeitura de Magé lançou o projeto ‘Educação Patrimonial’ que promove visitas guiadas aos pontos turísticos e históricos da cidade para os alunos da rede municipal. A ação começou exatamente pela primeira Estação Ferroviária do Brasil.

Os visitantes foram acompanhados por profissionais da Educação que representam o Barão de Mauá e sua esposa Baronesa. O tour durou uma hora e os alunos conheceram mais sobre a história da malha ferroviária que ligava Mauá a Fragoso e foi importante para a rota do Caminho do Ouro e das especiarias, além de meio de transporte para a Família Real.

Nós preparamos um roteiro que pudesse ser, ao mesmo tempo, acessível aos nossos alunos dos primeiro e segundo segmentos, e a céu aberto – que é o que a gente chama de museu de percurso, numa proposta de caminhar, conhecer e dialogar sobre a história local. Na Guia de Pacobaíba, a gente inicia o acolhimento dos alunos na rotunda, que é o local onde o trem fazia o retorno. Então marcamos todos os espaços históricos do complexo ferroviário, pensando na melhor didática para contar essa história“, explicou Alexsandro Rosa, diretor do Departamento de Cultura.

21 06 2021 O Patrimonio e de Todos Guia de Pacobaiba 16 História da Guia de Pacobaíba, primeira ferrovia do Brasil
Foto: Divulgação/Prefeitura de Magé

A secretária de Educação e Cultura do município, Sandra Ramaldo, garantiu que outros pontos turísticos receberão o projeto: “Os nossos alunos não vão conhecer a história do país e da nossa cidade apenas por livros, mas in loco e isso faz toda a diferença. Isso é só o começo, Magé é uma cidade histórica, com um patrimônio maravilhoso e todos os alunos vão conhecer mais sobre outros pontos também”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Guia de Pacobaíba, primeira ferrovia do Brasil
Advertisement

10 COMENTÁRIOS

  1. Primeiramente, como Bacharel em Turismo e uma das atoras qualificada pelo MTUR na Regionalização do Turismo, digo que Magé faz parte da Região Turística da Baixada Fluminense-RJ, os fatos se perdem porque seres querem fazer o serviços dos outros. Segundo, que o projeto deveria ser assinado por dois principais profissionais: O Bacharel em Turismo e do Guia de Turistas. Como educadora lamento que os alunos estão aprendendo suas histórias, mas com exclusão dos principais profissionais. Seria bom que os alunos aprendessem as respeitar e dar valor os mesmos.

  2. Em 2017 doamos para a Secretaria de Educação, 200 exemplares do livro Estrada de Ferro Barão de Mauá: no Trilhos da História.

  3. Desculpe-me pelo incoveniente, mas é extremamente necessário a correção… Magé não fica na Baixada Fluminense e sim na Região Metropolitana. Nada contra a Baixada, muito pelo contrário, mas já que a matéria trata da região, acredito que seja importante esse esclarecimento.
    Do mais, parabéns pelo artigo.
    Abraços fraternos!

  4. É muito triste ? a gente ver a história se perder pelo descaso dos nossos governantes que preferem encher os bolsos a valorizar a nossa história

  5. É uma enorme tristeza ver o total abandono de um local tão marcante na história de nosso país.
    Infelizmente temos que contar a história através de destroços do que um dia foi um porto tão importante e a nossa primeira estação ferroviária.
    O tempo, o abandono e o descaso das autoridades responsáveis mais uma vez destroem a história.

    Mas é belo o trabalho dos profissionais em contar essas histórias para as gerações futuras. Espero que um dia tentem revitalizar todo o local e reconstruir as estruturas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui