História da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
a fachada História da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens
a fachada

Localizada na Rua da Alfândega, no centro do Rio, a Igreja, hoje cercada de prédios e empresas, serviu de esconderijo para um dos grandes homens da história do Brasil: Tiradentes.

No fim do século XVII, um grande número de devotos se reunia para rezar o terço nas proximidades do local onde hoje está a Igreja. Tempos depois, veio a construção do templo religioso.

Em 1750 foi criada a Irmandade de N.S. Mãe dos Homens, formada por pequenos comerciantes e moradores da região. A devoção à santa é originária da cidade de Lisboa, em Portugal.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

Advertisement

“As obras da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens foram iniciadas em 1758, a partir do risco do brigadeiro português José Fernandes Pinto Alpoim. Por falta de recursos, o templo foi construído em um terreno estreito e as obras se prolongaram por anos, sendo finalizada apenas em 1803, com a conclusão da torre da direita, que traz um pináculo revestido de azulejo português, encimada por um galo de bronze. A torre da esquerda permaneceu inacabada, na altura das sineiras. Toda a fachada foi refeita em estilo neoclássico entre 1856 e 1863, pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. No terreno do fundo da igreja, que ia até a Rua do Sabão (depois General Câmara, e agora Av. Presidente Vargas), situava-se o cemitério, extinto em 1850”, destaca Leonardo Ladeira, na Coluna do Patrimônio Histórico, no site Rio e Cultura.

O interior do templo foi obra do pintor Jean Baptiste Debret. Ele era membro da Missão Artística Francesa, trazida ao Brasil por D.João VI no início do século XIX.

o interior História da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens
o interior

Na tela, Debret descreve uma cena religiosa que se passa no interior da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Na manhã de quarta-feira de cinzas, fiéis aguardam a confissão e a comunhão sentados no chão, sobre sepulturas. Os poucos bancos que existiam eram destinados à elite senhorial”, pontua Leonardo.

Entre abril e maio de 1789, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira, se escondeu em uma dependência da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Contudo, como era um local muito visitado e movimentado, o inconfidente preferiu ir para outro esconderijo: a casa de um amigo na Rua dos Latoeiros, atual Gonçalves Dias, onde foi preso em 10 de maio de 1789 e levado para a Ilha das Cobras.

ilustração de Tiradentes História da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens
ilustração de Tiradentes

Quem passa pela movimentada região onde hoje se encontra a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, nem sabe quanta história já coube e ainda cabe dentro desse templo religioso carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui