História da Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos; Templo do padroeiro da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma dos templos religiosos mais famosos da cidade do Rio de Janeiro, localizada no bairro da Tijuca, a Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro (dos Capuchinhos) tem uma estreita ligação com o marco zero da Cidade Maravilhosa.

altar da Igreja ainda no Morro do Castelo História da Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos; Templo do padroeiro da cidade

Originalmente, a Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro localizava-se no morro do Castelo, um dos locais de constituição da cidade.

Contudo, em 1922, com a demolição do Morro do Castelo, a Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro também acabou posta ao chão.

Advertisement

construção da Igreja História da Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos; Templo do padroeiro da cidade

“No mesmo Morro do Castelo viviam os frades capuchinhos. Com a demolição, eles precisaram ficar em outro lugar e foram para as dependências na Praça Sáenz Peña, na Tijuca”, conta o historiador Maurício Santos.

A nova igreja dos frades capuchinhos ficou pronta em 1931. As obras começaram três anos antes. O projeto, principalmente a parte interior, foi inspirado no Mosteiro de Beuron, na Alemanha.

Entre os anos de 1941 e 1942, a fachada da Igreja foi alterada pelo arquiteto italiano Ricardo Buffa, também autor do altar-mor do templo.

A Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos comporta diversos objetos históricos e artísticos importantes. Entre eles, o marco de pedra da fundação da cidade com o escudo português esculpido, a imagem original de São Sebastião da igreja antiga e a lápide tumular de Estácio de Sá, fundador da cidade.

pedra do marco zero da cidade História da Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos; Templo do padroeiro da cidade

Atualmente, além de suas atividades religiosas, a Igreja dos Capuchinhos conserva seu valor histórico fundamental para a cidade sendo um dos principais locais da festa de São Sebastião, padroeiro da cidade.

 

banner 1200x800 2 História da Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos; Templo do padroeiro da cidade

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca
 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos; Templo do padroeiro da cidade
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui