História da Igreja Matriz de São João da Lagoa, criada para encurtar distâncias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Localizada em Botafogo, na Rua Voluntários da Pátria, a Igreja Matriz de São João da Lagoa já foi criada fazendo história e encurtando uma distância que nos parece muito improvável nos dias atuais.

Em novembro de 1808, moradores dos bairros da Lagoa, de Botafogo e do restante da ainda pouco habitada Zona Sul fizeram uma petição ao recém-chegado príncipe Regente para que uma igreja fosse erguida na região.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

Nesta época, a Igreja mais próxima de moradores de Botafogo e Lagoa era a de São José, no Centro. O percurso do centro até a Zona Sul durava quase um dia”, conta o historiador Milton Teixeira.

Advertisement

No dia 13 de maio de 1809, foi expedido um alvará criando a nova freguesia religiosa, que abrigaria fies da Lapa até a Gávea, comportando toda a Zona Sul, sendo considerada a primeira Igreja “mãe” da região.

São João História da Igreja Matriz de São João da Lagoa, criada para encurtar distâncias

O pioneirismo histórico também se deu porque foi a primeira igreja oficializada no período em que a Família Real governou o Brasil. “O nome da Igreja não é em homenagem ao São João, mas para celebrar Dom João VI” destaca Milton Teixeira.

Até 1826, a nova freguesia religiosa criada teve como sede uma capela que ficava às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, erguida em 1732. Contudo, essa igreja estava em péssimo estado físico e em 1826 o teto chegou a desabar durante uma celebração. Depois do episódio do desabamento, a Igreja foi transferida para uma capela ainda menor na Rua São Clemente.

Já no ano 1831, a história ganhou contornos favoráveis. Foi neste ano que o Comendador Português Joaquim Marques Batista de Leão, o Marquês dos Leões, doou à freguesia religiosa uma boa faixa de terra na área que viria a se tornar a atual Rua Voluntários da Pátria.

9b0097b49671fbb926e12aa11cdac9f6 História da Igreja Matriz de São João da Lagoa, criada para encurtar distâncias

Em junho do mesmo ano foi lançada a pedra fundamental para a construção da grande igreja. O projeto original é do arquiteto Joaquim Bitencourt da Silva, que assinou também a obra do cemitério São João Batista, entre outras.

A capela Mor foi inaugurada em 1836 e a primeira procissão ocorreu em 1841. Com o passar dos anos, a obra foi sendo completamente finalizada e os acabamentos sendo aplicados. No ano 1864, enfim, estava tudo pronto.

As torres, que foram um complemento à Igreja, que já receba fieis há bastante tempo, começaram a ser erguidas em 1877 e ficaram prontas em 1895.

A Igreja Matriz de São João da Lagoa ainda faz história e encurta distâncias, todos os dias, em nossa cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Igreja Matriz de São João da Lagoa, criada para encurtar distâncias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui