Foto: YouTube

No mundo inteiro, pontes icônicas se tornam pontos turísticos. Contudo, uma ponte quebrada também pode ser atrativa. A prova disso é a de Barra de São João, distrito de Casemiro de Abreu, que passa sobre o Rio São João.

A ponte foi criada para passagem de uma ferrovia, pois, a empresa Estrada de Ferro Maricá tinha interesse em alcançar a localidade de Macaé de trem, partindo de Cabo Frio (atravessando Búzios, Rio das Ostras e Barra de São João – segundo distrito do município de Casimiro de Abreu). A ideia era passar trilhos por cima da estrutura.

Foto: Triperadivisor

Contudo, o projeto da ferrovia foi abandonado em 1958. Então, a ponte passou a ser utilizada para o transporte de automóveis e pessoas. Com o tempo, o solo argiloso inviabilizou a sua utilização. Por isso, foi criada outra ponte paralela (como mostra a foto abaixo), no inicio da década de 1960.

Foto: Reprodução YouTube

Sem uso e, consequentemente, sem reforma, a velha ponte tombou. De acordo com relatos de antigos moradores da região, no instante em que a estrutura desmoronou, carros e pessoas caíram no mar, alguns foram resgatados, outros não.

Engenheiros afirmam que a ponte não pôde ser demolida por completo, porque trancaria a foz do Rio São João. Quebrada, ela virou um completo ponto turístico.

1 COMENTÁRIO

  1. Do mesmo jeito está a outra ponte sem manutenção ,indo para o mesmo destino da outra, dando o mesmo risco aos usuários, pq não tem governo interessado em fazer manutenção. É uma vergonha e um perigo. ..

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui