História da Praça Mauá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Praça Maua por Ana Luiza Oliveira

O Rio de Janeiro tem muitas praças que marcam o passado da cidade. Entretanto, uma delas, mais que as outras, está atrelada também ao futuro. A Praça Mauá abrigou, abriga (e talvez abrigará) alguns dos momentos mais simbólicos da memória carioca.

Inauguração da Praça Mauá

Localizada na Avenida Rio Branco, na região da zona portuária, a Praça Mauá foi inaugurada em 1910, seis anos após o início da construção. A obra se fez necessária porque no início do século, com o crescimento das atividades comerciais, a cidade precisava de um cais mais estruturado para receber embarcações.

Advertisement

 

banner 1200x800 2 História da Praça Mauá

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

 

Praça Maua com pedestral mas sem o Barão

“Antes da Praça, havia no mesmo lugar o Largo da Prainha, que se transformou na Mauá, que foi assim chamada para homenagear o Barão, que a essa altura já era Visconde. Para simbolizar a homenagem, foi erigido em 1910, no centro da Praça, um monumento com 8,5 metros de altura sobre com uma estátua do Barão de Mauá. A escultura é de autoria de Rodolfo Bernadelli” disse o historiador Maurício Santos.

Praça Maua já com a estátua do Barãod e Maua

Logo após a inauguração da Praça, muitas atividades comerciais ligadas ao turismo e ao câmbio, incluindo bares e boates de prostituição, se desenvolveram na região e depois se espalharam para outros pontos do Rio de Janeiro.

edifício do jornal “A Noite”

Sempre cosmopolita, a Praça Mauá tem muitos eventos simbólicos que marcam a história do progresso da Cidade Maravilhosa. Considerado o primeiro arranha-céu da América Latina, o edifício do jornal “A Noite”, de 22 andares ainda está lá até os dias atuais. Em 1973, a construção, que é do final dos anos 1920, passou a sediar também a Rádio Nacional.

Edificio RB1

Outra obra erguida na Mauá se tornou um marco do progresso da Cidade Maravilhosa. Na década de 1990, foi construído um edifício com arquitetura pós-moderna conhecido como RB 1, que até hoje em dia surpreende pela beleza.

Atualmente, alguns dos restaurantes mais modernos e badalados da Cidade Maravilhosa se encontram na Praça Mauá e proximidades. Além de outros prédios importantes para o progresso do Rio, como a sede do INPI, da Polícia Federal do Rio de Janeiro, o Arsenal da Marinha e o Terminal Rodoviário Mariano Procópio. Assim como o belíssimo e recém inaugurado Museu de Arte do Rio, o MAR.

MAR, Museu de Arte do Rio

“Nos últimos tempos, a Praça Mauá vem passando por um intenso processo de revitalização, assim como o restante da zona portuária. Com isso, a Praça afirma a capacidade de crescer e se modernizar junto com o Rio de Janeiro” pontuou Maurício Santos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Praça Mauá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui