História da Sede da Gávea – Flamengo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Clube da Gávea

Aproveitando o clima de Olimpíada, que exalta algo bastante especial, que é a prática esportiva, o Diário do Rio contará, de forma breve e objetiva, a história das primeiras sedes dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro.

Em 1931, através de um decreto municipal, o Flamengo ficou com o direito de cessão de um terreno próximo à Lagoa. Ali, o clube construiu seu primeiro estádio de futebol, com cercas de madeira.

José Bastos Padilha.

Advertisement

Dois anos mais tarde, em 1933, o então presidente José Bastos Padilha conseguiu motivar o início das obras de construção do estádio, que levou seu nome:

“José Bastos Padilha, que foi presidente do Flamengo entre 1933 e 1937, faleceu no período em que o estádio, que ele lutou tanto para ver pronto, estava sendo construído”, pontua o historiador Maurício Santos.

Inauguração do Estádio da Gávea

O jogo de estreia do Flamengo no Estádio foi contra o Vasco da Gama, em 1938, pelo Campeonato Carioca daquele ano. Para o azar dos flamenguistas, a equipe vascaína ganhou por 2 a 0. O primeiro gol da Gávea foi marcado por Niginho.

As décadas foram passando e a torcida do Flamengo crescendo cada vez mais. Então, reformas foram sendo implantadas para que o estádio pudesse receber cada vez mais pessoas.


[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

Em 1994, o Flamengo implantou uma arquibancada tubular no estádio, (que hoje em dia não existe mais), ampliando a capacidade para 25 mil pessoas. Porém, nessa época, o Fla, há um certo tempo, já utilizava bem mais o Maracanã, sobretudo para jogos de maior importância.

Nessa época, o Estádio da Gávea passou a ser muito utilizado para grandes eventos. Em 1995, ano do centenário do clube, Elton John fez um show para mais de 50 mil pessoas no Estádio.

Dois anos depois, 1997, a última partida oficial da Gávea aconteceu. O Flamengo venceu o Americano de Campos por 3 a 0.

Hoje em dia, além de abrigar diversas modalidades esportivas profissionais e de base do Flamengo e ser a sede social do clube, a Gávea também é utilizada para a apresentação de grandes atletas, como Ronaldinho Gaúcho e Diego, que chegou recentemente ao Fla.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Sede da Gávea - Flamengo
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui