História das linhas fantasmas do metrô do Rio

O que pouca gente sabe é que na cidade existem duas estações secretas, que nunca tiveram suas obras concluídas e hoje estão completamente paradas, sem uso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estação São João, Botafogo - Foto: Blog Metrô Rio (Não Oficial)

O metrô da cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1979. Na opinião de muitas pessoas, o serviço poderia ser bem melhor, com mais estações, por exemplo. O que pouca gente sabe é que na cidade existem duas estações secretas, que nunca tiveram suas obras concluídas e hoje estão completamente paradas, sem uso.

A mais antiga dessa dupla de estações fantasmas é uma que fica na Carioca. Sim, já existe estação no local, contudo, essa plataforma que hoje em dia está inutilizada, fica 15 metros abaixo da parada atual.

fim da plataforma História das linhas fantasmas do metrô do Rio
Fim da Plataforma da Carioca – Foto: Blog Metrô Rio (Não Oficial)

A ideia era que essa estação, atualmente fantasma, recebesse, nos anos 1980 e 1990, passageiros e vagões da Linha 2. Mas, por falta de recurso, a obra parou e assim ficou. Com o tempo, as Linhas 1 e 2 passaram a ter plataformas na única estação do Largo da Carioca que teve uso de fato.

“Governador Sérgio Cabral optou por, em vez de terminar a obra da Linha 2 no Centro, construir o atalho, chamado de Linha 1A, o que colocou os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1. Esta decisão do ex-Governador passou a ser embaraçosa também para a concessionária Metrô Rio que se comprometera a levar a Linha 2 até a Carioca. Levou do jeito mais barato. Economizou muito dinheiro, mas sua operação piorou consideravelmente. O assunto também passou a ser embaraçoso para ela. Omitir a plataforma da Linha 2 para a imprensa e o grande público sempre foi conveniente para os Governos e para a concessionária”, disse Miguel Gonzalez do blog Metrô do Rio (Não Oficial).

Advertisement
estrutura interna História das linhas fantasmas do metrô do Rio
Parte interna da estação fantasma na Carioca – Foto Blog Metrô Rio (Não Oficial)

Miguel Gonzalez, ainda, completa: “A obra deveria ter sido feita e concluída desde 1981. A plataforma da Linha 2 foi visitada por menos de cem pessoas desde a paralisação da obra. Mas a Linha 2 deveria estar recebendo cerca de 70 mil pessoas na hora do rush. Os trens da Linha 2 já deveriam estar circulando com 8 carros, trazendo mais conforto, rapidez para a população fluminense e chegando a outros bairros do Centro. Por que o Ministério Público nunca obrigou o Estado a concluir esta obra? Enfim, vamos continuar divulgando até que a Linha 2 seja concluída em seu eixo Centro”.

Outra estação também parou no tempo. Em Botafogo, Zona Sul do Rio, próximo ao Shopping Rio Sul, era para estar a Morro de São João. Contudo, foi mais uma plataforma que virou fantasma.

Em 1988, a Promon Engenharia elaborou um estudo para construção da estação São João, permitindo o acesso ao centro comercial Rio Sul. No mesmo ano, a Companhia do Metropolitano fez um Estudo de Viabilidade da Implantação da Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

“A Brascan, dona do Centro Comercial Rio Sul, negociou com o estado a construção da Estação Morro de São João. As obras de expansão da Linha 1 para Ipanema e da linha 2 para a Praça XV foram interrompidas em função da Resolução n° 1469 do Banco Central que não permitiu o aumento do endividamento dos Estados e Municípios. No trecho Botafogo – General Osório as obras foram atacadas em 7 frentes distintas, destacando-se a extração de 90 mil m³ de rocha e a concretagem de 10 mil m³”, conta Miguel Gonzalez.

Nos anos que seguiram, tanto o Shopping Rio Sul quanto moradores das redondezas batalharam para que a estação passasse a ser utilizada. No ano de 2007, o Estado do Rio de Janeiro renovou a concessão por 30 anos com o Metrô Rio. A concessionária passou a ter a opção de finalizar a Estação Morro de São João, sem obrigação.

Dois anos depois, em 2009, um abaixo-assinado solicitando a construção da estação com 20 mil assinaturas foi entregue ao Governo do Estado. A Brascan anuncia que construiria a Estação Morro de São João em seis meses e o escritório de arquitetura de Jaime Lerner desenhou como ficariam as passarelas subterrâneas que ligariam o centro comercial à estação. Todavia, como sabemos, a estação segue fechada, fantasma.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História das linhas fantasmas do metrô do Rio
Advertisement

21 COMENTÁRIOS

  1. Nossa existe tantos túneis assim por baixo do centro do Rio, logo perto do Porto do Rio de Janeiro.. deve ser uma cidade subterranea… hoje esses túneis.. Imagino quantas seres humanos sequestrados devem passar por esses túneis e colocados em Contêiner devem ser levados do Brasil de baixo dos pés de todo mundo..

    Só jesus.

  2. Nossa existe tantos túneis assim por baixo do centro do Rio, logo perto do Porto do Rio de Janeiro.. deve ser uma cidade subterranea… hoje esses túneis.. Imagino quantas seres humanos sequestrados devem passar por esses túneis e colocados em Contêiner devem ser levados do Brasil de baixo dos pés de todo mundo..

    Só jesus.

  3. Se eu te falar que todas as rotas de BRT e a própria Linha amarela foram traçadas originalmente para ser metrô, com projetos que vieram desde 1909, vocês acreditariam?

  4. Acho um falta de humanidade desses governos e do MP porque a estação Cruz Vermelha e muito importante para as pessoas em tratamento de câncer vi uma vez uma senhora com seu marido se queixando que moravam na Pavuna e ela fazia tratamento no INCA, FIQUEI PENALIZADA pois me contou do tempo pra vir, sempre madrugada, e pra ir pra casa não tinham hora pra chegar.
    Mas DEUS É JUSTO NÃO ACHA SR. SÉRGIO CABRAL?

  5. Esqueceu de falar que no Morro São João existia uma nascente que secou devido a essas obras inutilizadas! Provavelmente destruiram o aquífero debaix do morro, fudendo o lençol freático que ali existia.

  6. Incrível esse vídeo!! Por isso que os trens passam mais devagar nesse trecho. Incrível essa descoberta! Uma pena governos comprometidos com empresários de ônibus! Quem pensa no povo? NINGUÉM!!

    • Esqueceu de comentar os buracos do Metrô do Ex. Governador Moreira Franco, que ligaria a praça XV e Praça Cruz Vermelha, que passam embaixo da Av. República do Chile e Almirante Barroso.
      que não deu em nada.

  7. Tudo isso acontece por que como sempre o CRIME ORGANIZADO esta impune no Rio de Janeiro e as autoridades do Ministério publico do judiciário, e SEFAZ estão mancomunados com os criminosos permitindo o crime de MONOPÓLIO. A quadrilha INVEPAR-OAS é quem distribui “sorrisos” para permanecer a frente dos negócios como únicos operadores metroviários do Rio, e ainda… No ano de 2007, o Estado do Rio de Janeiro renovou a concessão por 30 anos com o Metrô Rio (INVEPAR-OAS). A concessionária passou a ter a opção de finalizar a Estação Morro de São João, sem obrigação.

  8. O POVO CARIOCA EXIGE DE URGÊNCIA QUE O METRÔ CONTINUE EN LINHA RETA DA ESTAÇÃO JD. OCEÂNICO ATÉ O TERMINAL ALVORADA JÁ. LINHA 4 SÓ FICA VAZIA. FACILITANDO A POPULAÇÃO DE JACAREPAGUÁ E BAIRROS PRÓXIMOS

  9. Então é por isso que a da Gávea não fica pronta.
    Eu ouvi dizer em algum momento que essa estação ia se ligar a estação Carioca, que pelo que li aqui, estou achando que a estação Carioca em questão, deve ser essa aí, a fantasma.
    Isso é o que eu acho, depois desse post.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui