A primeira Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro apresenta na terça, dia 11/05 às 20h, gratuitamente e online, a montagem “Turmalina 18-50”, da Cia. Cerne. O texto conta a história de João Cândido (1880-1969), mais conhecido como Almirante Negro, ele foi o líder da Revolta da Chibata em 1910.
O nome Turmalina 18-50 remete à Rua Turmalina, Lote 18, Quadra 50, situada em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, último endereço de João Cândido. A obra conta em detalhes toda a trajetória de dor e lutas de Cândido contra o racismo.
“Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais”
Trecho da canção “O Mestre Sala dos Mares”, composta por Aldir Blanc e João Bosco interpretada por Elis Regina.
A Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro apresenta durante o mês de maio 12 espetáculos digitais das cinco regiões brasileiras, feitos por artistas e coletivos fomentados pela Lei Aldir Blanc durante a pandemia. Fundada em 2010, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Adaap – Associação dos Artistas Amigos da Praça, sob direção executiva de Ivam Cabral. As peças podem ser vistas de graça, de terça a sexta, às 20h, com ingressos disponíveis na página da escola na Sympla.
SERVIÇO:
Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro
Turmalina 18-50 – Cia Cerne
Data: 11/05/2021, terça-feira
Horário: 20
Onde: neste link