História de João Cândido, líder da Revolta da Chibata é tema de peça

A vida de João Cândido, o Navegante Negro da canção de Aldir Blanc e João Bosco, cantada por Elis Regina, é encenada pela Cia. Cerne

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Espetáculo "Turmalina 18-50" - Foto: Stephany Lopez

A primeira Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro apresenta na terça, dia 11/05 às 20h, gratuitamente e online, a montagem “Turmalina 18-50”, da Cia. Cerne. O texto conta a história de João Cândido (1880-1969), mais conhecido como Almirante Negro, ele foi o líder da Revolta da Chibata em 1910. 

O nome Turmalina 18-50 remete à Rua Turmalina, Lote 18, Quadra 50, situada em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, último endereço de João Cândido.  A obra conta em detalhes toda a trajetória de dor e lutas de Cândido contra o racismo.

“Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais

Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história

Não esquecemos jamais
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais”

Trecho da canção “O Mestre Sala dos Mares”, composta por Aldir Blanc e João Bosco interpretada por Elis Regina.

Advertisement

A Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro apresenta durante o mês de maio 12 espetáculos digitais das cinco regiões brasileiras, feitos por artistas e coletivos fomentados pela Lei Aldir Blanc durante a pandemia. Fundada em 2010, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Adaap – Associação dos Artistas Amigos da Praça, sob direção executiva de Ivam Cabral. As peças podem ser vistas de graça, de terça a sexta, às 20h, com ingressos disponíveis na página da escola na Sympla.

SERVIÇO:

Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro
Turmalina 18-50 – Cia Cerne
Data: 11/05/2021, terça-feira
Horário: 20
Onde: neste link

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História de João Cândido, líder da Revolta da Chibata é tema de peça
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 História de João Cândido, líder da Revolta da Chibata é tema de peça
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui