Breve História do bairro de Bento Ribeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bento Ribeiro no início do século XX Breve História do bairro de Bento Ribeiro
Início do século XX

De modo geral, a cidade do Rio de Janeiro cresceu e se desenvolveu sem muito controle, organização e planejamento. Contudo, alguns bairros foram projetados. Um deles é Bento Ribeiro, primeiro bairro planejado da Zona Norte.

Em 1913, durante a prefeitura de Bento Manuel Ribeiro Carneiro (o Bento Ribeiro), surgiu a ideia de projetar o bairro. Bento Ribeiro, que era neto do famoso militar Bento Manuel Ribeiro, também foi comandante da Escola Militar de Realengo e do Estado Maior do Exército.

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca
[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]

Com a (à época) moderna estação de trem, praças, ruas retas e arborizadas, casas padronizadas, a intenção era fazer algo na linha dos melhores bairros proletários da Europa. “A ideia era que todo o subúrbio carioca fosse assim projetado. Mas, em dois anos, ou seja, em 1915, esse planejamento foi abandonado”, destaca o historiador Milton Teixeira.

Advertisement
Acidente ocorrido na estação em 1924 Breve História do bairro de Bento Ribeiro
Acidente na estação em 1924

A estação de trem, referência central de Bento Ribeiro, foi totalmente finalizada em 1914. Fundamental para o funcionamento do bairro, essa construção colaborou bastante para o desenvolvimento da região.

Estação Breve História do bairro de Bento Ribeiro
Estação

Tombado, o bairro, nos primeiros anos de existência, recebeu um número grande de imigrantes Portugueses e Italianos.

Entre os moradores mais famosos estão Xuxa Meneghel e Ronaldo Fenômeno. Ronaldo nasceu e foi criado em Bento Ribeiro, se mudando no início dos anos 1990, quando sua carreira de jogador de futebol começou a decolar.

Ronaldo começo da carreira Breve História do bairro de Bento Ribeiro
Ronaldo no começo da carreira

Quem vai ao bairro de Bento Ribeiro não se arrepende, pois ele ainda conserva valores desse planejamento inicial, sendo um local muito interessante”, pontua Milton Teixeira.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Breve História do bairro de Bento Ribeiro
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Nasci no Hospital Getúlio Vargas em 1954, meus pais residiram na rua caracas,396 bairro bento ribeiro, tenho saudades da minha infância de menino.

  2. Olá Maria…o Rio de Janeiro teve bastante aterramentos, fazendo várias praias desaparecerem. Morei desde que nasci até meus 28 anos em Bento Ribeiro, nunca ouvi falar de praia aí e acho muito improvável já que a distância para o centro do Rio ( onde várias praias foram aterradas), é muito grande.

  3. Muito legal saber a história. do meu bairro onde moro a sessenta anos.
    Gostaria de tirar uma duvida, um senhor mais velho que eu garantiu que aqui no passado teve praia. É verdade??

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui