Uma Breve História de Madureira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Madureira no início do Século Uma Breve História de Madureira
início de Madureira

Um dos bairros mais simbólicos da cidade do Rio de Janeiro, Madureira tem uma história que segue sendo construída nos dias atuais.

No século XIX, a região onde hoje fica o bairro de Madureira era chamada de “Sertão Carioca”. Nessa área, extremamente rural, se encontrava a fazenda do Campinho, situada na Freguesia do Irajá, que era propriedade do Capitão Francisco Ignácio do Canto, e tinha como arrendatário um boiadeiro chamado Lourenço Madureira.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

Após a morte do Capitão Francisco Ignácio do Canto, em 1851, iniciou-se uma briga na Justiça, da qual Lourenço Madureira saiu vitorioso, ganhando as terras da viúva Rosa Maria dos Santos.

Advertisement

Depois da briga na Justiça veio o loteamento da fazenda, gerando o que seria, futuramente, o bairro de Madureira.

A fisionomia dos bairros dia a dia se modifica, conservando, porém a tradição transmitida à gerações, quer pela expressão documentária da obra do homem, que primeiro conquistou as terras ou as trabalhou para seu gozo e ventura, quer pela palavra, fixando os fatos que constituem a crônica diária ou a história falada, desde as antigas fazendas, que são a pedra fundamental das cidades que rebentam maravilhosamente aos nossos olhos, até os empórios comerciais de vida intensa e movimentada. Madureira, cuja atividade deslumbra o visitante, deriva da antiga Fazenda do campinho, que é a geratriz de vários bairros suburbanos, hoje conhecidos pelos nomes de Quintino Bocaiúva, Cascadura, Campinho, Osvaldo Cruz (antigo Rio das Pedras) e Fontinha. Sua história remonta, ainda, á época colonial”, escreveu Diomedes de Figueiredo Morais, na Revista Rio Ilustrado, em 1937.

Aos poucos, a região, que era rural, foi se urbanizando. Em 1858, os trilhos da Central do Brasil chegaram à Cascadura (bairro vizinho), o que colaborou para o processo de urbanização.

Antigo mercado e trilho do trem Uma Breve História de Madureira
antigo Mercadão e trilho do trem

Contudo, a estação ferroviária de Madureira só ficou pronta em 1890. A nomenclatura da estação ajudou, definitivamente, a consolidar o nome do bairro, que a cada dia ganhava mais forma.

Em 1914, surgiu o primeiro clube de futebol da região: o Fidalgo Futebol Clube, que, posteriormente, daria origem ao Madureira Esporte Clube. Ainda em 1914, foi inaugurado o mercado de Madureira, que se tornou o atual Mercadão de Madureira, um dos pontos mais populares do bairro.

Mercado de Madureira em 1973 Uma Breve História de Madureira
Mercado de Madureira em 1973

No decorrer do século XX, mudanças importantes na estrutura do bairro. Em 1916, os bondes a tração animal começaram a ser substituídos por bondes elétricos. Já em 1960, o Viaduto Negrão de Lima foi construído.

Vaile Charme de Madureira Uma Breve História de Madureira

Na década de 1990, embaixo do Viaduto (que foi considerado o maior do município na época), teve início um dos principais movimentos culturais do bairro e da cultura negra da cidade: o Baile Charme de Madureira, considerado atualmente o maior do país. Ainda no campo cultural, o samba, com escolas, blocos e artistas históricos, é outra marca registrada de Madureira.

Mais recentemente, Madureira, que não para de crescer e gerar história, ganhou estações de BRT e o Parque Madureira, uma das mais novas áreas de lazer da cidade.

Parque Madureira Uma Breve História de Madureira
Parque Madureira

Madureira cresce assombrosamente. E onde irá parar com a eletrificação, de um lado, e o alargamento da Linha Auxiliar de outro? Ninguém pode precisar a extensão de seu desenvolvimento, com fundações tão bem lançadas. Os que se foram encontram, na admiração de hoje, e na benemerência dos seus nomes, mais do que recompensa: Glorificação”, pontuou Diomedes de Figueiredo Morais.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uma Breve História de Madureira
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. meu tio Raimundo Nonato Gomes de Medeiros, amazonense, radicado no Bairro de Madureira desde 1939, foi proprietario da Loja Mercado dos Altos Falantes, localizada na Rua Carolina Machado 554, funcionou até a decada de 90. Era torcedor do Madureira e Apoiador da Portela. Era conhecido como China.

  2. SE EU FOR FALAR DE MADUREIRA MEU TEMPO NÃO DÁ, SIMPLISMENTE O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA EU, NÃO TROCO POR OUTRO, POSSO ATÉ PASSEAR EM OUTROS LUGARES, MAIS JÁ FICO COM VONTADE DE VOLTAR.
    EU ALÉM DE MORAR EM MADUREIRA, EU NASCI LÁ, SOU RAIZ MESMO E QUANTAS VIDAS EU TIVER, SE QUE TEREI, VOU FALAR PARA “DEUS” QUE EU VOLTO SÓ SE TIVER UMA VAGA EM MADUREIRA NA RUA CLARA NUNES, SE NÃO FICO LÁ EM CIMA MESMO,RSRSRSRSRS.

  3. Desde 1981, frequentava a Praça Seca, quando fui escoteiro do 33º Grupo Escoteiro do Ar “Padre Gerônimo Vermin” situado à rua Barão na Igreja católica “Sagrado Coração de Jesus”. Naquela época o cinema ainda existia e uma novidade surgia: o BOB’S. Não parava de circular pelo bairro e, também, adjacências como, por exemplo, a Chacrinha, o IPASE ou o Tanque. Tempos que não voltam mais. Saudades.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui