Breve História do Bairro de Marechal Hermes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estação de Marechal Breve História do Bairro de Marechal Hermes
Estação de Marechal

Um dos bairros planejados da cidade do Rio de Janeiro, Marechal Hermes tem uma história que se mistura com momentos marcantes do passado do Brasil. Fundado em 1913, Marechal Hermes foi todo projetado, como em outros casos, em torno de uma linha férrea.

O Bairro começou a ser construído em 1911. A base da arquitetura é modernista. Dois anos depois, no dia primeiro de maio de 1913, com a presença do então Presidente da República, Hermes da Fonseca, Marechal Hermes foi inaugurado.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a imobiliária Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

Marechal foi o primeiro bairro operário e o terceiro projetado do Brasil. Antes veio a Vila Militar e o Campo dos Afonsos”, conta o historiador Maurício Santos.

Advertisement

O responsável pelo desenho do bairro foi o engenheiro Palmyro Serra Pulcheiro. A planta inicial, que passou por mudanças ao longo dos anos, previa ruas largas e arborizadas, com 1350 edificações, entre moradias, escolas, bibliotecas, praças, hospitais, creches e espaços comerciais.

Rua Carolina Machado anos 1940 Breve História do Bairro de Marechal Hermes
Rua Carolina Machado, anos 1940

Em 1914, com o término do governo de Hermes da Fonseca, a sequência dos projetos para o Bairro foi abandonada. Nesse período, uma parte da imprensa e da sociedade criticava a obra, que na opinião deles, era cara demais e não contava com moradias populares, acessíveis aos operários.

Das 1350 edificações somente 165 foram entregues no prazo. Por conta da forte presença de descendentes de portugueses, neste início, o Bairro ficou conhecido como “Portugal Pequeno”. Muitos desses moradores iniciais seriam ex-habitantes de residências no Morro do Castelo, demolido na mesma época. Contudo, a prioridade acabou sendo para quem tinha contatos e influência nos órgãos públicos que faziam a distribuição de pessoas para as novas casas erguidas em Marechal.

Atual estação Breve História do Bairro de Marechal Hermes
Estação

Na década de 1930, durante o governo Getúlio Vargas, os trabalhos no Bairro foram retomados. Após uma intervenção urbana e política no projeto inicial, Marechal Hermes foi, enfim, terminado.

 

Editor do Diário do Rio comendo a famosa batata Breve História do Bairro de Marechal Hermes
Editor do Diário do Rio comendo a famosa batata

 

Bastante movimentado no campo da gastronomia, sobretudo aos finais de semana, o Bairro tem uma das batatas fritas mais famosas da cidade.

Marechal Hermes tem um jardim projetado pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx. As ruas, arborizadas como no projeto inicial, possuem algumas casas valorizadas pelo mercado imobiliário. Apesar dos percalços históricos (alguns bem brasileiros), o Bairro seguiu bem ao longo dos tempos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Breve História do Bairro de Marechal Hermes
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Por que os Repórteres não desenvolvem pesquisas para escreverem as suas matérias?
    É impressionante como esse rapaz não teve acesso a um MANUAL BÁSICO DE REDAÇÃO de Jornal, insistem em escrever o óbvio, sem se ater àquilo que significa induzir o Leitor a pensar, como por exemplo por que o bairro tem enorme cobertura vegetal, ou por exemplo uma ampla Rede de Ensino pública, uma ampla rede pública de saúde. O Bairro tem a mais bela estação da Supervia, mas completamente sucateada, o bairro em si não tem problemas – em comparação a outros bairros, inclusive da Zona Sul e Recreio dos Bandeirantes. É claro que o quê não se pede aqui é que o Repórter faça uma matéria institucional, mas que pelo menos não sejam tão REDUCIONISTA COM O PRIMEIRO BAIRRO PLANEJADO DO BRASIL ( VILA MILITAR E CAMPO DOS AFONSOS FAZIAM PARTE DOS DOMÍNIOS DE MARECHAL, COMO FREGUESIA, TAQUARA,CDD E PÇA SECA, FAZEM PARTE DE JACAREPAGUÁ).

  2. boa noite. tenho uma parte da família que mora ai em Marechal Hermes mas não sei como encontrar. perdemos contato a vários anos. mas um parente era conhecido ai como zé do telhado. quem sabe vcs nos ajudam a encontrar essa turma. sou de minas gerais.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui