História do Circo Voador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Circo Voador

Um dos locais mais visitados da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, tem uma história não muito antiga. No entanto, bastante rica. O Circo Voador é um símbolo de que a arte sempre pode mais.

Circo Voador no Arpoador

O Circo foi inaugurado em 1982, na praia do Arpoador, em Ipanema. O palco teve como principal motivador o desejo de jovens artistas, que queriam um lugar para divulgar a arte.

Advertisement

Surpreendamental Parada Voadora

Alguns membros de grupos teatrais, entre eles Evandro Mesquita, Regina Casé e Luis Fernando Guimarães deram o pontapé inicial. Esses e outros artistas fizeram, em 1982, quando o Brasil ainda vivia uma ditadura militar, a Surpreendamental Parada Voadora, que com diversas manifestações artríticas, saiu da Praça Nossa Senhora da Paz, em Copacabana, e foi até o Arpoador. A manifestação atraiu um bom público.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

Perfeito Fortuna

A ideia inicial era manter o Circo Voador funcionando por um mês. Durou três. E só não durou mais porque a fiscalização desarmou a lona. Entretanto, o show não acabou. A trupe, liderada pelo ator e promotor de eventos português Perfeito Fortuna saiu pela cidade (principalmente no Morro do Alemão) fazendo mutirões para reformar, construir e animar creches e associações de moradores.

Depois de muita luta dos artistas, em outubro de 1982, a Prefeitura destinou alguns de seus terrenos para que um fosse escolhido e o Circo Voador instalado. O eleito foi na Lapa, próximo aos Arcos.

Circo Voador antigo

Com uma sede fixa, o Circo passou a ser um palco que ajudou a catapultar muitos artistas, como Barão Vermelho, Legião Urbana, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Lobão, Débora Colker, Engenheiros do Hawaii, Intrépida Trupe, e muitos, muitos, muitos outros.

Não eram só as novidades que tinha voz e vez no palco do Circo. Muitos artistas mais experientes também se valeram do palco para impulsionar o sucesso. Luiz Gonzaga, Adoniran Barbosa e Cauby Peixoto foram alguns dos tantos que tocaram nos primórdios do Voador.

O que vinha bem teve um pouso forçado em 1996. Por uma ação do então prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia, o Circo Voador fechou as portas. Maia alegou irregularidades para trancar o já célebre palco carioca. A estrutura foi demolida.

Maria Juçá

Em 2002, sob o comando de Maria Juçá, um movimento passou a lutar pelo retorno do Circo Voador. A iniciativa deu certo e por determinação judicial, a prefeitura teve que reconstruir o Circo, que dois anos depois foi aos produtores e funcionários que lá estavam em 1996.

Nesses últimos 11 anos, o Circo voltou a ser um palco de grandes artistas. Por lá, nessa mais de uma década após o retomar das atividades, passaram por lá gente do naipe de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Paulinho da Viola, Beady Eye (banda dos ex-integrantes do Oasis), Franz Ferdinand e muito mais.

Circo Voador Livro

Um local dedicado às artes, só poderia gerar mais arte. Recentemente, Maria Juçá escreveu o livro “Circo Voador – A Nave”. Um documentário sobre a casa de shows também foi rodado. “A farra do Circo”, dirigido por Roberto Berliner relembra memórias do local.

O Circo também dedica seu tempo e espaço para a realização de projetos sociais e cursos. Embaixo da histórica lona cabe um Rio de boas lembranças e grandes novidades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Circo Voador
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui