Edifício Lellis, o prédio residencial mais antigo da Praia de Copacabana

Morar na Orla de Copacabana ainda é o sonho de muita gente. Todavia, essa prática só começou após a construção do Edifício Lellis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Morar num apartamento na Orla de Copacabana ainda é o sonho de muita gente. Todavia, essa prática só começou após a construção do Edifício Lellis. As obras do Edifício Lellis-São Paulo (que é o nome que se dá ao conjunto dos dois prédios gêmeos, o primeiro de esquina com a Atlântica, o segundo com a Domingos Ferreira, sua primeira transversal) começaram em 1928. O estilo eclético da fachada chama a atenção pelo requinte de seus detalhes arquitetônicos; seu interior, mais pro Art Déco, foi fotografado recentemente pela página Rio – Casas e Prédios Antigos.

46844045 2052414254845495 1508686414672297984 o Edifício Lellis, o prédio residencial mais antigo da Praia de Copacabana
Propaganda da construtora que ergueu o edifício, nos anos 20, com a foto do Lellis.

O Edifício Lellis foi construído pelo comerciante Domingos Lellis. Ele fez a parte da frente do Edifício, de frente pro mar – o trecho que se chama Lellis – para morar com a família. O outro pedaço da edificação, com frente para as ruas Domingos Ferreira e Barão de Ipanema, se chama São Paulo, mas em homenagem a cidade onde Domingos fez fortuna, não por causa do santo como muitos imaginam.

Ainda vivendo na cidade de São Paulo, Domingos Lellis construiu um palacete Lellis. É uma belíssima construção, mas hoje é em uma área menos nobre da capital paulista, se for comparado ao xará carioca, que segue na ‘crista da onda’ em Copacabana, com seus 9 andares de pé direito alto e apenas 18 apartamentos.

palacete lellis Edifício Lellis, o prédio residencial mais antigo da Praia de Copacabana
Palacete Lellis, erguido em 1920, no centro de São Paulo

O prédio na orla carioca foi inaugurado em 1931. Na época foi chamado, inicialmente, de Palacete São Paulo. “Esta tradição de chamar edifícios de palacetes era comum até a primeira metade do século XX”, destaca Leonardo Ladeira, da Coluna do Patrimônio Histórico, no site Rio e Cultura. Inaugurado com 8 andares, dez anos mais tarde ganhou o nono andar, onde hoje existe um amplo terraço comum que é uma espécie de mirante dos moradores.

Advertisement

Muitos dos prédios (ou palacetes) clássicos de Copacabana, alguns vizinhos do Edifício Lellis, foram demolidos para que novas construções fossem erguidas, como ocorreu com o velho Cinema Rian e o Palacete da família Paranaguá, imensa mansão que ficava na esquina oposta.

130703 Lellis SaoPaulo 06 Edifício Lellis, o prédio residencial mais antigo da Praia de Copacabana

A Fachada do Edifício é de autoria do arquiteto Christiano Stockler das Neves, grande arquiteto, e ex-prefeito de São Paulo


Um dos moradores mais famosos do Lellis foi o médico e primeiro reitor da Universidade do Distrito Federal (UDF), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rolando Monteiro, que morava no apartamento térreo de frente, recentemente vendido e que passa por uma reforma – é o único apartamento da orla com um jardim exclusivo de frente pro mar.

“O Lellis, de Copacabana, tem um magnifico terraço para festas, com vista para o mar. São apenas dois apartamentos por andar, o que torna o prédio bastante exclusivo. O elevador, com espelhos belgas e feito de jacarandá é considerado um dos mais bonitos da cidade“, afirma Claudio Castro, atual síndico do Lellis.

Uma marcante característica do prédio é seu imenso hall de elevadores que existe em cada andar, com vista para o Mar e o posto 6, e piso de ladrilhos hidráulicos que formam mosaicos. O prédio tem segurança e porteiros 24 horas, e teve toda sua rede elétrica trocada recentemente, com direito a um grande aumento de carga e a construção de novos ramais elétricos com aterramento.

O edifício tem uma Fan Page no Facebook com mais de 5.000 fãs e muitas fotos do prédio em épocas diversas, após uma pesquisa documental levada a termo pelo condomínio. Confira aqui.

banner 1200x800 2 Edifício Lellis, o prédio residencial mais antigo da Praia de Copacabana

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Recentemente o Lellis passou por uma reforma que valorizou ainda mais os detalhes arquitetônicos e sua bela história: inclusive contou com a reprodução de seus antigos portões que haviam sido perdidos há muitos anos para a ferrugem. Novos portões foram executados pelo condomínio nos mesmos moldes e segundo o projeto do célebre arquiteto que projetou o edifício. O portão foi produzido na Itália e montado no Rio Grande do Sul.

Recentemente o Lellis descobriu um “tesouro” escondido, e noticiamos aqui. Uma linda grade original da construção do prédio, trabalhada em ferro fundido, foi encontrada durante o restauro da marquise do prédio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Edifício Lellis, o prédio residencial mais antigo da Praia de Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Edifício Lellis, o prédio residencial mais antigo da Praia de Copacabana
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui