História do Elevado do Joá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Elevado do Joá em construção 3

Uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro é também uma das mais importantes vias que simbolizam a expansão da cidade. Para muita gente, o Elevado do Joá não tem o “prestígio” que merece. O Diário do Rio conta essa história.

Em 1968 iniciou-se a construção do Elevado. Nesse período, a Barra da Tijuca ainda era praticamente um areal deserto e o acesso para a Zona Sul, através do bairro, não era dos melhores.

Elevado do Joá em construção 2

Advertisement

A via expressa que facilitaria o caminho Barra da Tijuca/Zona Sul ficou pronta dois anos após o início das obras. No ano 1971, carros já estavam liberados para cruzar o Elevado do Joá, mesmo com as obras ainda sendo finalizadas.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa.

No Governo Negrão de Lima (1966-1970), surgiu a pavimentação da Avenida Alvorada (via 11), a implantação da BR 101, atual Avenida das Américas, o início da construção do túnel Dois Irmãos, as vias em São Conrado e Joá, e ainda a construção da ponte sobre o canal da Barra da Tijuca e de vias perpendiculares. O governador, em 1970, assinou um decreto proibindo a circulação de veículos de tração animal na cidade. Foi o início da explosão da Barra” informa o site de pesquisa História do Rio.

Elevado do Joá em construção

Essa expansão da Barra da Tijuca pavimentou o caminho para que o lugar se tornasse um bairro direcionado ao luxo e ao comércio. Beatriz Jaguaribe, doutora em literatura, comenta essa forma de desenvolvimento da Barra no livro “Fins de Século – cidade e cultura no Rio de Janeiro”:

Emergentes, condomínios fechados, shoppings centers são ícones de uma paisagem urbana perpassada por indagações que visam tematizar as conexões entre: imaginários da modernidade carioca e consumo kitsch; descentralização urbana e práticas da globalização cultural; princípios modernistas da Barra e sua concretização contemporânea” frisa Beatriz.

Elevado do Joá

Muitas pessoas acreditam que o Elevado do Joá merece mais visibilidade estética. Acredita-se que a vista do Elevado deva ter mais destaque turístico. Uma dessas pessoas é a contadora Camila Costa.

Dificilmente vejo a vista que se tem do Joá em um cartão postal ou coisa do tipo. É uma visão tão bonita e marcante. Todo vez que passo por lá, parece que tem algo a mais para se notar” afirma Camila. ´

Novo Elevado do Joá

Atualmente, o Elevado do Joá passa por uma reforma visando as Olimpíadas de 2016. O intuito é deixar a via mais moderna e preparada para receber um fluxo maior de pessoas, tornando esse trecho da cidade ainda mais importante.

Quanto à bela vista, Camila Costa e as pessoas que têm a mesma opinião que ela podem ficar tranquilas, pois o Elevado do Joá continuará proporcionando um espetáculo visual.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Elevado do Joá
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui