História do filme “São Sebastião do Rio de Janeiro – A formação de uma cidade”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

“São Sebastião do Rio de Janeiro - A formação de uma cidade”

Nessa série de matérias, o Diário do Rio vem contando, através de palavras escritas, memórias da Cidade Maravilhosa. No texto de hoje, será contada a história de um documentário, que com imagens, fala do passado do Rio de Janeiro.

Com lançamento previsto para os próximos meses, o filme “São Sebastião do Rio de Janeiro – A formação de uma cidade” vai mostrar como o Rio surgiu e que transformações o levaram a ser o que é hoje em dia.

O documentário, dirigido pela mineira Juliana de Carvalho, da Bang Filmes & Produções, contará por meio de depoimentos de personalidades, simulações em 3D, imagens antigas e outras feitas nos dias atuais toda a evolução histórica da cidade.

Advertisement

“É uma viagem no tempo. Em uma hora e meia o público passeia pelos 450 anos e vê, através das imagens e dos depoimentos, como esta cidade se expande e evolui. Como na história do Rio há episódios riquíssimos, é muito fácil você se desviar do foco. Então, optamos pelo viés urbano” explica Juliana ao Jornal O Globo, que completa:

“Existem mil maneiras de fazer este documentário, mas resolvemos contar as histórias das ruas, dos trens, dos bondes, das raízes do samba e dos marcos da arquitetura”.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
A Sergio Castro Imóveis valoriza todas as obras de arte que enaltecem o passado da nossa cidade, sempre maravilhosa

A trilha sonora do filme conta com grandes nomes da música brasileira. Canções como “Estácio, Holly Estácio”, de Luiz Melodia, “Favela”, interpretada por Francisco Alves, e “Sebastião”, com Gilberto Gil e Milton Nascimento, estão presentes na obra.

Alguns entrevistados, como o escritor Ruy Castro, o compositor Nei Lopes, o arquiteto Lauro Cavalcanti foram selecionados para contar algumas curiosidades sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Juliana de Carvalho, da Bang Filmes, foto de Barbara Lopes O Globo

A ideia do filme começou com o livro homônimo, escrito pela diretora Juliana de Carvalho. Ela conta que as duas obras se completam:

“No projeto, livro e filme são de fato irmãos. Um não existe sem o outro. Ambos tiveram seu início baseado em depoimentos recolhidos com 25 especialistas no Rio de Janeiro. Essa é uma ideia que foi sendo desvelada a partir dos depoimentos, alguns de duas horas, de peritos em arquitetura, urbanismo, artes, arqueologia, história, música. A construção do livro e do filme partiu de um levantamento grande de pesquisa iconográfica e muitos livros e registros fílmicos. Alguns depoimentos estão no livro, outros no filme. Esta é uma história contada por muitos” diz Juliana.

O livro foi lançado no dia 25 de novembro de 2014, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, zona sul da cidade. São 264 páginas, 205 imagens exclusivas do fotógrafo Ivo Gonzalez, do jornal O Globo, com texto do jornalista Carlos Haag e prefácio do arquiteto urbanista Carlos Fernando Andrade.

No filme, para mostrar o passado da cidade do Rio de Janeiro, foram usados fotos e trechos de filme, obtidos em instituições ligadas à pesquisa no Brasil e na Europa, principalmente na França.

Dizem que o carioca adora se enxergar. O filme “São Sebastião do Rio de Janeiro – A formação de uma cidade” é uma bela forma de nos notarmos – na tela dos cinemas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do filme “São Sebastião do Rio de Janeiro - A formação de uma cidade”
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui