História do Museu Aeroespacial no Campo dos Afonsos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Fachada do MUSAL, Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro por Lgtrapp

Fundamental para registar a memória de uma instituição que tem uma conexão direta com a história do Brasil, o Museu Aeroespacial comporta importantes títulos e documentos sobre o passado do país.

Batismo do primeiro Avião do Aerolcube pelo ministro da Aeronáutica Salgado Filho e Assis Chateubriand dos diários associado

A ideia para a construção de um museu aeronáutico é antiga. Desde 1943, o ex-ministro Salgado Filho, primeiro-ministro da recém-criada Força Aérea, tinha esse desejo.

Advertisement

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sérgio Castro  Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

Contudo, o Museu Aeroespacial só pôde ser construído mais de trinta anos depois. Por não haver espaço para montar tal estrutura, a ideia de Salgado Filho ficou flutuando nos anos até que, enfim, decolou:

Vista aérea da Escola da Aeronáutica em 1945

Com a transferência da Academia da Força Aérea para Pirassununga em 1971, os hangares da antiga ‘Divisão de Instrução de Voo’ da Escola de Aeronáutica foram reformados para este fim, enquanto o acervo (aviões, motores, armas, documentos e outras peças de valor histórico) foi sendo reunido e preparado. O Museu Aeroespacial foi finalmente inaugurado em 1976” informa o site do museu.

Inauguração do Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial, que fica no lendário Campo dos Afonsos, tem muitos motivos para se inflar de orgulho:

Esse museu está localizado no local onde nasceu a aviação brasileira, em 1912 [Campo dos Afonsos]. É uma área que tem um apelo sentimental para todos nós, amantes da aviação. Além disso, esse é o maior museu do Hemisfério Sul dedicado à aviação” disse o Brigadeiro Behring em entrevista concedida alguns anos atrás ao programa Auto Giro, exibido em um canal do Youtube.

O acervo do Musual, como é conhecido o Museu Aeroespacial, chama muito a atenção, pois vai além de relíquias de aviões e peças de aeronaves. São cerca de cinco mil obras biográficas, além de um importante arquivo histórico, contendo documentos, fotografias, negativos, filmes etc. Isso sem contar com o coração preservado de Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira.

14bis_MUSAL (1)

“A importância dessa criação deve-se à necessidade de preservação e divulgação do material aeronáutico e documentos históricos para as futuras gerações” frisa um comunicado da Força Aérea Brasileira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Museu Aeroespacial no Campo dos Afonsos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui