Essa região é uma referência na orla da Barra da Tijuca. Basta falar que está no “Postinho” que fica fácil de ser encontrado. O que muita gente não sabe é o motivo do nome “Postinho”.

Há quem associe o nome ao antigo circuito de automobilismo do bairro ou ao velho Posto da Esso que existia no local. Contudo, não é bem isso.

 

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

O apelido faz jus a algo bem mais antigo, um velho posto de salvamento art-déco, como os da Zona Sul, construídos ao longo dos anos 1930 a 1940 nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. A construção do posto da Barra é um pouco incerta, mas possivelmente data dos anos 40, quando a ponte ligando a Barrinha ao litoral foi construída e a única via pavimentada, em paralelepípedos era a Av. Olegário Maciel, dando acesso direto para a praia”, informa André Decourt, da página Foi um Rio que Passou.

Por décadas, o posto de salvamento da Barra era a maior referência da praia da Barra. No entanto, por conta do ainda isolamento da região e da ação da natureza, o Postinho foi acabando aos poucos.

Por ficar perdido no meio da restinga, o velho posto de salvamento foi atingido por pelos menos duas fortes ressacas, sendo a mais grave a de 1963, onde ele ficou literalmente no meio do mar por alguns dias por a força da ressaca praticamente eliminou a areia da praia, e terminou o estrago de uma ressaca do ano anterior onde toda a infraestrutura já tinha sido arrasada pelas ondas. No final da década o velho posto estava condenado, inclinado em direção ao mar, com ferragens expostas e prestes a desabar, tendo sido demolido e substituído por um pequeno Centro de Afogados”, conta André.

Postinho é famoso pelas boas ondas e campeonatos de Surf

O antigo Postinho, fisicamente, acabou. Mas a história e a referência estão de pé.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui