História do Obelisco da Avenida Rio Branco

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Obelisco da Avenida Rio Branco História do Obelisco da Avenida Rio Branco

Um dos locais mais visitados de Buenos Aires, na Argentina, é o Obelisco. Aqui, na cidade do Rio de Janeiro, na Avenida Rio Branco, também temos o nosso obelisco, bem menos badalado do que o dos nossos vizinhos, mas não menos importante.

No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro passou por grandes mudanças. Entre elas, foi construída a Avenida Central, atual Rio Branco. Neste contexto surgiu nosso Obelisco.

A peça foi inaugurada em 1906. Um presente que o empresário do setor de construção civil, Antônio Januzzi, responsável pela Januzzi & Irmão – empresa que construiu a Avenida Central -, ofertou à cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement

O autor do monumento foi Eduardo Sá, que era pintor e escultor. Fez parte de uma aclamada geração de artistas brasileiros. Eduardo esculpiu, também, a estátua de Floriano Peixoto, que fica na Praça que leva o mesmo nome”, destaca o historiador Maurício Santos.

O Obelisco da Avenida Rio Branco tem 28m de altura, e agulha de 11,4m, foi feito de granito extraído do Morro da Viúva.

Quando foi erguido, o Obelisco tinha tudo para ser um belo cartão postal. Antes dos muitos aterros que foram feitos naquela região da cidade, o mar chegava bem próximo a onde hoje fica o monumento.

banner 1200x800 2 História do Obelisco da Avenida Rio Branco

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Sendo Presidente da República S.Excia. o Sr. Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves e Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas o Exmo. Sr. Dr. Lauro Severiano Muller, foi decretada, construída e inaugurada a Avenida Central, executando os trabalhos a Comissão Construtora, tendo como engenheiro-chefe o Dr. André Gustavo Paulo de Frontin, 15 de novembro de 1902 – 15 de novembro de 1906”, diz a placa do Obelisco.

S 13671 MLB85542502 3313 O História do Obelisco da Avenida Rio Branco

Após a Revolução de 1930, participantes gaúchos amarraram seus cavalos no Obelisco da Avenida Rio Branco. Relatos apontam que esse ato havia sido prometido antes das manifestações e confrontos começarem.

O nosso Obelisco segue firme na agora na recém-reformada Rio Branco, com história para contar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Obelisco da Avenida Rio Branco
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui