História do Palácio Duque de Caxias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio Duque de Caxias por Halley Pacheco de Oliveira
Palácio Duque de Caxias por Halley Pacheco de Oliveira

Quem passa pela Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade, se impressiona com o visual desse imponente prédio. No entanto, o Palácio Duque de Caxias também chama a atenção pela história e pelas curiosidades. Antes da grandiosa construção, funcionava, na mesma área, o antigo Quartel General da Praça da República – construído no século XIX -, que era sede do antigo Ministério da Guerra.

Essa região da cidade do Rio de Janeiro viu muita história importante acontecer. A aclamação de Dom João VI como rei de Portugal, o dia do Fico, o dia em que Dom Pedro I discursou como imperador do Brasil, tudo isso, e muito mais, aconteceu nos arredores da Praça da Republica, próximo ao Palácio Duque de Caxias”, conta o historiador Mauricio Santos.

Quartel General após reforma de 1905 e 1910
Quartel General após reforma de 1905 e 1910

Apesar de já existir há muitos anos, o antigo Quartel General da Praça da República tinha uma estrutura modesta. Era necessário um espaço maior. Em 1910, novas instalações foram inauguradas e o antigo Quartel passou a ser sede do Estado-Maior do Exército, do gabinete do Ministro do Exército, além do Ministério da Guerra, função que já era executada do local.

Cristiano Stockler das Neves
Cristiano Stockler das Neves

Durante a Era Vargas, foi aprovado o projeto para a construção de um prédio mais moderno. Projetado pelo arquiteto Cristiano Stockler das Neves, o novo espaço militar, que começou a ser erguido em 1937, ficou pronto em 1941. À época, foi o maior edifício público administrativo do Brasil, com 86 mil metros quadrados de área e 23 andares.

Advertisement
Pantheon de Caxias
Pantheon de Caxias

Anos depois, em 25 de agosto de 1949, foi inaugurado o Pantheon de Caxias, monumento localizado em frente ao prédio, contendo os restos mortais do famoso militar e de sua esposa, a Duquesa de Caxias.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

No ano 1971, o Ministério da Guerra (que ficava no Palácio desde 1861) foi transferido para Brasília. Contudo, a sede logo voltou para o histórico prédio. Três anos depois, em 1974, o prédio militar recebeu o nome que tem até hoje em dia: Palácio Duque de Caxias.

Atualmente, o Palácio Duque de Caxias é ocupado pelo Comando Militar do Leste, pela 1ª Região Militar, pelo Departamento de Ensino e Pesquisa e suas Diretorias e pelo Arquivo Histórico do Exército, entre outros órgãos da administração do Exército”, informa o site oficial da sede.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Palácio Duque de Caxias
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esqueceu de mencionar que o Dr. Cristiano Stokler(arquiteto),foi assistido por uma equipe de Engenheiros militares do Exercito para o cálculo estrutural,no qual o meu Avô Marechal Raul de Albuquerque presidiu a comissão do Exército!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui