História do Planetário da Gávea

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Planetário da Gávea

Com 45 anos de vida, o Planetário da Gávea, automaticamente, remete ao futuro, à modernidade. Contudo, essa construção tem um grande passado de muitas e boas histórias.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a  Sérgio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

O Planetário da Gávea foi inaugurado no dia 19 de novembro de 1970. A ideia dessa obra era (e continua sendo) ser um instrumento de divulgação da astronomia e ciências. O primeiro programa exibido no local foi o “Pequeno passeio ao espaço sideral”, que contou com cerca de 10 mil visitantes, em pouco mais de um mês.

Advertisement

Vista aérea da PUC-Rio. Estão visíveis também o Túnel Acústico da Auto-Estrada Lagoa-Barra, o Minhocão, o Planetário da Gávea e o Circo Esperança

Duas grandes obras realizadas na cidade contribuíram para que o Planetário da Gávea precisasse se adaptar ao novo púbico. A construção da autoestrada Lagoa-Barra e a abertura do Túnel Rebouças possibilitaram a chegada de cada vez mais pessoas ao espaço, então o Planetário passou a ter eventos divididos por faixa etária, com linguagens adequadas a cada etapa de ensino.

Em paralelo, outras atividades iam se desenvolvendo. Duas noites por semana, os Astrônomos realizavam observações do céu por telescópios e tiravam as dúvidas dos visitantes. Para se posicionar também no cenário cultural, a instituição realizou entre 1975 e 1978 ‘Os encontros de Choro’ e o ‘Concertos com as Estrelas’, que atraíram cerca de nove mil pessoas” destaca um informativo da prefeitura do Rio.

Em 1979, nove anos após a inauguração, um balanço revelou que o Planetário da Gávea já havia sido visitado por meio milhão de pessoas. Público bastante diversificado, que foi se ampliando ao longo das décadas seguintes.

“Identificação do Céu”,

No ano 1980, foi criado o primeiro curso da instituição, “Identificação do Céu”, que até hoje é ministrado por astrônomos do Planetário da Gávea levando o conhecimento de como identificar as principais constelações e esclarecendo os fenômenos celestes. No ano seguinte, 1981, o Planetário foi visitado por Drª Mae Jemison, primeira astronauta negra da NASA.

Mae Jemison

Sobre essa vocação de o Planetário da Gávea de ser um espaço para o amplo conhecimento, nos anos 1980, o local recebeu shows de artistas como Dorival Caymmi, Ivan Lins, Alceu Valença, entre outros. Em 1982, foi gravado lá o filme ‘Beijo na Boca’, estrelado por Cláudia Ohanna e Mário Gomes. Vocação para as artes que se estende até os dias atuais” diz o historiador Maurício Santos.

Museu do Universo

No início dos anos 1990, o Planetário da Gávea operava com capacidade máxima em praticamente todos os eventos que lá aconteciam. Era preciso expandir o espaço. Em 1995, começaram as obras do Museu do Universo, mesmo ano em que o site do Planetário entrava no ar.

Em cinco de setembro de 1998 foi inaugurado o novo prédio anexo, o Museu do Universo. Nele, a instituição implantou a Sala de Observação Solar, o Centro de Documentação e Informação Tecno-Científica e as Oficinas de Atualização de Professores e de Iniciação Científica. Além disso, fora inaugurada a cúpula Carl Sagan, uma das maiores do Brasil” ressalta o comunicado da prefeitura.

Em 2010, O Planetário da Gávea completou quatro décadas de divulgação astronômica comemorando o processo final da digitalização da primeira cúpula do Rio, a Galileu Galilei, e com metas para modernização de uma da Carl Sagan.

planetario

Nos anos que seguiram, o Planetário da Gávea continuou ampliando suas funções, deixando o espaço ainda mais interessante e atrativo. Que continue assim por muitos e muitos anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Planetário da Gávea
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui