História do Rock in Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Vai começar o considerado maior festival de música do mundo. O Rock in Rio, que teve sua primeira edição há mais de 30 anos, tem muita história para contar.

A primeira edição foi em 1985, no mês de janeiro. Uma cidade do Rock foi montada no Rio Centro, bem próximo de onde é a atual. Inclusive, neste ano tem uma referência a esse histórico dia – um grande tênis sujo de lama. Foram muitas as atrações que marcaram este ano. Mas, a do Queen, definitivamente, entrou para a história.

A Cidade do Rock de 1985 tinha um terreno de 250 mil metros quadrados e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros de área, além de 2 imensos fast foods, 2 shopping centers com 50 lojas, 2 centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas.

Essas Cidade do Rock foi demolida por ordem do então governador do estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Leonel Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio da cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement
1991 Brasil História do Rock in Rio

Entre 18 e 26 de janeiro de 1991, o Rock in Rio voltou, tendo sua edição número II. A segunda edição do evento foi realizada no Maracanã, cujo gramado foi adaptado para receber o palco e os espectadores (700 mil pessoas, em 9 dias de evento), que também puderam assistir ao evento das arquibancadas do estádio – por preços um pouco maiores do que aqueles do gramado.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

O terceiro Rock in Rio aconteceu no ano de 2001. Foram mais de 150 atrações na edição que ganhou a frase “por um mundo melhor”. Após novo hiato, o ano de 2001 viu a realização do Rock in Rio III, nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro. Os organizadores decidiram construir uma nova Cidade do Rock, no mesmo local onde foi a primeira, com a inédita capacidade de 250 mil espectadores por dia e “tendas” alternativas onde realizaram-se concertos paralelos aos do palco principal.

2001 marcelo carnaval primeiro dia História do Rock in Rio

Após edições do evento em Portugal, o Rock in Rio em Lisboa, em 2011, ele voltou ao Brasil, ao Rio de Janeiro, onde vem sendo realizado de 2 em 2 anos. Neste ano, a Prefeitura do Rio construiu um novo local permanente que permite uma maior periodicidade do evento.

Esse mesmo local, o Parque dos Atletas, continuou recendo as duas edições seguintes, a de 2013 e 2015. Sempre com grandes atrações e sucesso de público.

Já em 2017, o grande evento passou a ser realizado no Parque Olímpico – com proporções ainda maiores. E é lá que vai acontecer a edição deste ano, que terá uma grande cobertura do DIÁRIO DO RIO. A expectativa é a maior possível, como sempre.

default História do Rock in Rio

“Conseguimos o mais difícil. O Rock in Rio proporciona experiências inesquecíveis pra todos os públicos. Nos palcos têm metal, pop, rock, MPB, tem de tudo”, afirma Roberto Medina, criador do evento e que disse na coletiva deste ano que o Festival chegou à perfeição que ele tanto buscou ao longo dos anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Rock in Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui