História do Turf de Santa Cruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro tem muitas histórias marcantes. Diversas delas datam o período colonial. Contudo, obviamente, não é só isso. No início do século passado, Santa Cruz teve um Turf para chamar de seu.

A inauguração da pista, em março de 1913, foi um sucesso, atraindo olhares dos mais variados jornais da época, que avaliaram como positivo o, então, novo espaço de lazer na cidade.

A pista era a maior da cidade na época. O sucesso era tanto que mais trens para Santa Cruz passaram a ser disponibilizados. Um às 7h da manhã para o transporte de animais; outro especial para passageiros, às 11h40, que chegava por volta das 13h30 no bairro da Zona Oeste.

Turf 1 História do Turf de Santa Cruz

“Apesar do sucesso, a sociedade não escapou de críticas, principalmente referentes às instalações, tais como: arquibancadas, casa de poule, botequim, sala para a imprensa, entre outro. Contudo, a avaliação foi positiva, principalmente tratando-se de uma corrida inaugural”, escreveu Nei Jorge dos Santos Junior no Blog Histórias do Sport.

Advertisement

Com o tempo, o Turf de Santa Cruz foi perdendo espaço, sobretudo nos anos 1920. Em julho de 1926 foi fundado o Hipódromo da Gávea, que depois, em 1932, se tornou o Jockey Club Brasileiro, após uma fusão.

banner 1200x800 2 História do Turf de Santa Cruz

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Hoje em dia, ainda é possível ver as marcações da pista. Atualmente, onde era o Turf é um espaço do Exército Brasileiro.

WhatsApp Image 2019 05 08 at 16.45.02 História do Turf de Santa Cruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Turf de Santa Cruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui