História “encantada” de um bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Parte da região conhecida como “Grande Méier”, o bairro Encantando tem esse nome por conta de uma história repleta de misticismo. Bairro extremamente residencial, o batismo curioso se deu por conta de uma espécie de lenda urbana, que pegou e foi aderida pela população.

Encantado 2 História "encantada" de um bairro
vista da antiga estação de trem do bairro, que com a Linha Amarela ganhou mais acesso ao restante da cidade

Segundo a tradição local, a origem do nome está relacionada ao rio que corria em suas redondezas, o Rio Faria. Dizia-se que suas águas, nas fortes chuvas, eram dotadas do poder estranho de tragar tudo que nelas caíssem. Uma vez, dizem, que uma carroça com condutor, cargas e burro caiu no Rio e tudo desapareceu: era um rio encantado”, informa o site O Rio de Janeiro.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

A narrativa popular foi sendo repetida por anos e anos até que batizou o bairro, que só teve o seu registro oficial feito em julho de 1981.

Advertisement
novela Partido Alto em 1984 História "encantada" de um bairro
novela Partido Alto, em 1984

O bairro foi retratado na telenovela da Rede Globo Partido Alto, escrita por Aguinaldo Silva e Gloria Perez. Tem vocação para a boa ficção o Encantado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História "encantada" de um bairro
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Bairro pacato, bucólico, é a expressão de um Rio que não se vê nas áreas mais nobres. Pena que o presídio da Água Santa fica próximo. Em um período de dificuldades financeiras, a família de minha esposa foi morar lá, saindo da Tijuca. Até casarmos em 1984 foi lá que namoramos. Moramos uns poucos meses com os pais dela, até conseguirmos nosso apartamento no Méier.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui