Parte da região conhecida como “Grande Méier”, o bairro Encantando tem esse nome por conta de uma história repleta de misticismo. Bairro extremamente residencial, o batismo curioso se deu por conta de uma espécie de lenda urbana, que pegou e foi aderida pela população.

vista da antiga estação de trem do bairro, que com a Linha Amarela ganhou mais acesso ao restante da cidade

Segundo a tradição local, a origem do nome está relacionada ao rio que corria em suas redondezas, o Rio Faria. Dizia-se que suas águas, nas fortes chuvas, eram dotadas do poder estranho de tragar tudo que nelas caíssem. Uma vez, dizem, que uma carroça com condutor, cargas e burro caiu no Rio e tudo desapareceu: era um rio encantado”, informa o site O Rio de Janeiro.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

A narrativa popular foi sendo repetida por anos e anos até que batizou o bairro, que só teve o seu registro oficial feito em julho de 1981.

novela Partido Alto, em 1984

O bairro foi retratado na telenovela da Rede Globo Partido Alto, escrita por Aguinaldo Silva e Gloria Perez. Tem vocação para a boa ficção o Encantado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui