História Igreja de São Francisco de Paula, a 2ª maior do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

São Francisco 1 História Igreja de São Francisco de Paula, a 2ª maior do RioSegunda maior igreja da cidade do Rio de Janeiro, considerada uma joia arquitetônica, a Igreja de São Francisco de Paula, definitivamente, faz parte da história do Rio.

A pedra fundamental do templo foi lançada em 1759. A conclusão das obras ocorreu em 1801. Contudo, a Igreja só ficou totalmente pronta em 1861, quando foi inaugurada oficialmente por D. Pedro II e D. Teresa Cristina.

O projeto da construção é de Manuel Alves Setúbal. A igreja foi erguida em um terreno que era antes chamado de “Sé Nova”, mas que passou a ser Largo do São Francisco após a construção do templo religioso.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

Advertisement

No antigo Largo da Sé Nova foi iniciada, pelo governador Conde de Bobadela (Gomes Freire de Andrada), a construção da nova catedral da cidade, devido à ruína da Catedral de São Sebastião, no Morro do Castelo. Esta edificação nunca foi terminada e, no local onde seria a Catedral, foi erguido o prédio onde hoje funciona a Escola de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

São Francisco 2 História Igreja de São Francisco de Paula, a 2ª maior do Rio

 “Os trabalhos de decoração interna foram realizados por mestres como Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim (talha da capela-mor e talha dourada da Capela de N.Srª das Vitórias); Antônio de Pádua e Castro (portas de madeira, coro, mísulas, altares-laterais, reformulações na capela-mor); Manuel da Cunha (pinturas de painéis na Capela de N.Srª das Vitórias); e Francisco Manuel Chaves Pinheiro (esculturas em madeira em estilo neoclássico dos 12 apóstolos)”, conta Leonardo Ladeira, da Coluna do Patrimônio Histórico, do site Rio Cultura.

A igreja sempre é lembrada pela beleza arquitetônica: “O máximo da vanguarda neo-barroca”, disse, certa vez, sobre a Igreja, a já falecida historiadora e professora da faculdade de arquitetura da UFRJ, Sandra de Faria Alvim.

São Francisco 3 História Igreja de São Francisco de Paula, a 2ª maior do Rio

Perdendo apenas para a Candelária no quesito maior igreja da Cidade, a Igreja de São Francisco de Paula segue firme com sua história, importância e beleza arquitetônica.

 

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História Igreja de São Francisco de Paula, a 2ª maior do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui