História: maior ressaca do Rio de Janeiro teve ondas de até 10 metros de altura

Nos últimos dias, a nossa cidade foi cenário de fortes ressacas na orla. Mas nada se compara ao que aconteceu há 111 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Nos últimos dias, a nossa cidade foi cenário de fortes ressacas na orla. Mas nada se compara ao que aconteceu há 111 anos. Em 1913, o Rio de Janeiro viveu a pior ressaca de sua história. O mar, revolto como nunca, deixou marcas que serão lembradas para sempre.

Em março de 1913, a Praia do Flamengo foi o cenário para essa profunda memória carioca. Ondas de 10 metros de altura vindas da Baía da Guanabara inundaram várias vias, chegando até Rua do Catete.

“O Palácio do Catete ficou ilhado e as pessoas só podiam passar em pequenos barcos. Famílias inteiras tiveram que abandonar suas casas. A então mureta chegou a ser totalmente destruída“, informa o pesquisador Luiz Prado Junior à página Memória Carioca.

As praias de Botafogo e da Saudade (onde é hoje o Iate Clube) também foram castigadas. O bairro de Botafogo, inclusive, ficou sem acesso. Só dava para se locomover de barco.

Terminada a ressaca, que durou poucos dias, ficaram os danos humanos e materiais. Vidas se perderam. Os prejuízos foram incalculáveis.

De lá para cá, a cidade do Rio de Janeiro passou por muitas ressacas, contudo, muitos historiadores afirmam que a de 1913 foi a maior de todas.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

9 COMENTÁRIOS

  1. Os meios de medição de ondulação mudaram. 10m para a época, com certeza eram ondas de até 5m. Não tem nada de mudança climática, pura balela. Jornalista e pescador sempre aumentam um pouco.

  2. Felipe, gostaria de saber qual foi o jornal usado para o texto. Gostaria de ler mais sobre esse ocorrido. Sou historiadora e tenho fascínio por fontes de jornais antigos. Obrigada.

  3. Eu me lembro de ressacas anteriores (não a de 1913) a gente se reunia na orla pra apreciar, assombrados, ondas de 4 metros. É o fim do mundo, muitos diziam. E agora? 10 metros? Imagina daqui a uns 30 ou 40 anos o que se pode esperar? 1913 vai morrer de inveja…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui