Histórico açude centenário é restaurado no Camorim, em Jacarepaguá

O Açude localizado no Parque Estadual da Pedra Branca, estava com os serviços interrompidos desde 2014 devido ao assentamento de novas redes de distribuição nos bairros da Zona Oeste

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Cedae concluiu as obras de recuperação da barragem do Açude do Camorim, no Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Após um ano de trabalho no local, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), as atividades foram encerradas depois de a Companhia finalizar as intervenções que realizou em três pontos distintos.  A restauração foi feita em acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

O Açude do Camorim era utilizado pela Cedae para a captação de água, mas, desde 2014, o serviço foi interrompido devido ao assentamento de novas redes de distribuição nos bairros de Jacarepaguá, Vargem Grande e Vargem Pequena, que passaram a ser atendidos diretamente pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, principal responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana.

“Alguns trechos do Açude apresentaram sinais de erosão, além do tombamento de alguns muros de contenção por conta de fortes chuvas. Para resolver os problemas, realizamos obras nesses pontos e restauramos e ampliamos as estruturas existentes”, detalha Humberto de Mello Filho, diretor técnico e de projetos da Cedae.

História

Advertisement

O Açude do Camorim foi planejado e construído pelos engenheiros Sampaio Correia e Henrique de Novaes, respectivamente, em 1908, com o objetivo de abastecer a região de Jacarepaguá. Cercado por vegetação de Mata Atlântica, está a 436 metros acima do nível do mar e fica localizado entre as serras do Quilombo, Nogueira e Sacarrão. Tem volume de água de 210 mil m³ e profundidade de 18 metros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Histórico açude centenário é restaurado no Camorim, em Jacarepaguá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui