História do Edifício Gustavo Capanema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pilotis da Entrada Principal voltados para o Sul por Marcos Leite Almeida

As edificações do Centro do Rio de Janeiro sempre são lembradas como exemplos de boa arquitetura. No entanto, poucos prédios se tornaram marcos da construção civil. O Edifício Gustavo Capanema é um desses raros casos.

Fachada norte do Edifício Gustavo Capanema por AMB

Localizado na Rua da Imprensa, número 16, o prédio já foi (e em alguns casos continua sendo) chamado de Edifício do MES – Ministério da Educação e da Saúde – e Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ainda há os que se referem à construção como Palácio Capanema.

Advertisement

Gustavo Capanema

Palácio ou Edifício, o “Capanema” é uma homenagem a seu idealizador, Gustavo Capanema, ministro da Educação e Saúde Pública durante o governo de Getúlio Vargas.

Projeto arquitetônico do Edifício Gustavo Capanema

Projetada por uma equipe composta por Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Jorge Machado Moreira e pelo paisagista Roberto Burle Marx, com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, a obra do Edifício Gustavo Capanema, que começou em 1936 e terminou em 1947, não poderia ter tido melhor resultado.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Independentemente do estilo arquitetônico, a Sergio
Castro Imóveis sempre defenderá edificações que colaboram ainda mais para a beleza da Cidade Maravilhosa

“Nele [Edifício Gustavo Capanema] aparecem com uma exuberância jamais vista os princípios de Le Corbusier: a implantação dos blocos no centro do terreno e a elevação sob pilotis, liberando o nível térreo para uma grande praça; a utilização de brises-soleil, brises horizontais e móveis, que não enclausuram o edifício; a estrutura independente etc. Aparece também pela primeira vez na arquitetura do Movimento Moderno a decoração de paredes, tradicional de nossa arquitetura colonial, nos belos painéis de Portinari. Um marco da arquitetura brasileira e mundial” opina o site especializado Coisas da Arquitetura.

Facahda do edifício em 1946

O Edifício foi erguido em uma época que governo Vargas tinha como proposta modernizar as construções do país. Esse fato, somado à forma como o prédio foi idealizado, amplificou a importância histórica do Gustavo Capanema.

Houve certa polêmica no momento de se escolher o projeto que guiaria a constrição do prédio para abrigar o então Ministério da Educação e da Saúde. Quem venceu o concurso para a escolha do desenho da edificação foi o arquiteto Archimedes Memoria. Contudo, Gustavo Capanema achou que a ideia de Archimedes não estava de acordo com os planos do governo de uma obra mais moderna. Então, mesmo legitimando a ideia de Memoria e lhe pagando pela vitória no concurso, Capanema chamou Lúcio Costa para montar uma nova equipe e refazer o projeto.

SC Rio de Janeiro (RJ)  09/05/1957.  MinistÈrio da EducaÁ„o. Pal·cio Gustavo Capanema. Centro do Rio de Janeiro - Foto Arquivo / AgÍncia O Globo

“A construção do MES, durante o Estado Novo, antecipou a invenção de Brasília no final da década de 50 e sinalizou a apropriação da arquitetura modernista como a função simbólica de uma nova projeção do Brasil” diz Beatriz Jaguaribe no livro Fins de Século – Cidade e Cultura no Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Edifício Gustavo Capanema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui